Portal de Periódicos da UFSC recebe menção honrosa por trabalho sobre identidade de gênero em políticas editoriais de revistas científicas

Conferência Internacional Biredial-Istec sobre Bibliotecas y Repositorios Digitales de América Latina, realizada em Santiago, no Chile. Foto: Divulgação.

Em outubro, o Portal de Periódicos da Universidade Federal de Santa Catarina (PP/UFSC) recebeu menção honrosa pelo trabalho Política de cambio de nombre de autoría para identidad de género, apresentado durante a Conferência Internacional Biredial-Istec sobre Bibliotecas y Repositorios Digitales de América Latina, realizada em Santiago, no Chile. O trabalho descreve uma normativa pioneira desenvolvida no âmbito da UFSC a respeito da identidade de gênero em políticas editoriais de revistas científicas.

Esta iniciativa, que promove uma comunicação científica inclusiva e comprometida com a diversidade, é resultado da colaboração entre a equipe do Portal, professores da Universidade com função editorial, Coordenadoria de Diversidade Sexual e Enfrentamento da Violência de Gênero (CDGEN) e Laboratório de Periódicos UFSC, com revisão da Scientific Electronic Library Online (SciELO). A normativa segue diretrizes internacionais do Committee on Publication Ethics (COPE) e representa um marco na valorização da identidade de autores e autoras, permitindo alterações de nome em artigos já publicados de forma confidencial e sem a necessidade de erratas públicas.

Além deste trabalho, a equipe do PP também apresentou uma inovação em acessibilidade, consolidada neste ano com o lançamento de um template de artigo inclusivo. Desde 2018, o Portal de Periódicos vem trabalhando para tornar seus conteúdos acessíveis a todas as pessoas, incluindo aquelas que utilizam softwares leitores de texto. Esse modelo de artigo traz a responsabilidade compartilhada entre autores e editores, incentivando que pequenas adaptações sejam feitas para que o conteúdo científico seja descrito de modo acessível desde o início, e não após a publicação. A equipe reconhece que esta medida é um primeiro passo, mas acredita que já contribui para tornar a ciência mais inclusiva.

Além da participação no evento, durante a estadia no Chile, a bibliotecária Lúcia da Silveira foi convidada a apresentar essas e outras práticas editoriais para a Universidade Católica do Chile (PUC) e para a Universidade Central do Chile (UCC). Lúcia também teve a oportunidade de conhecer as universidades e dialogar com os bibliotecários Domingo Navarro e Catalina Gascon (PUC) e Isabel Abedrapo Rosen (UCC), que  compartilharam as ações dessas instituições no avanço da Ciência Aberta. Os bibliotecários demonstraram que iniciativas como as da UFSC, para a inclusão e acessibilidade na editoração científica, são igualmente necessárias em suas instituições e têm grande potencial de impacto positivo para a comunidade acadêmica chilena.

A participação no evento e a troca com as universidades locais reforçam o compromisso do Portal de Periódicos com uma ciência mais inclusiva, acessível e alinhada aos princípios da Ciência Aberta, estabelecendo novas parcerias e ampliando a discussão sobre políticas editoriais em âmbito internacional, que traz impactos positivos também para os periódicos científicos editados pela UFSC.

Mais informações sobre a conferência no site da Biredial-Istec e sobre o Portal de Periódicos UFSC na página do Portal.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.