Programa Parcerias do Bem, da Engie Brasil Energia, celebra 3 anos com 63 mil beneficiados

O programa Parcerias do Bem, uma iniciativa da Engie Brasil Energia para promover a responsabilidade social, celebra três anos com mais de 63 mil pessoas beneficiadas em todo o país. Criado em 2021, o programa já implementou mais de 200 projetos com 80 parceiros, dos quais 52 seguem ativos. Somente em 2024 foram firmados 91 novos projetos, beneficiando cerca de 24 mil pessoas.

A celebração desses resultados ocorreu nesta quinta-feira (7), na sede da Engie na Capital, com apresentações da Camerata Florianópolis, do Balé Bolshoi e de outros projetos culturais apoiados.

As crianças do Coral de Tijucas cantaram lindamente; o projeto é beneficiado pela parceria da Engie com a Portobello - Foto: David Collaço/Divulgação/ND

As crianças do Coral de Tijucas cantaram lindamente; o projeto é beneficiado pela parceria da Engie com a Portobello – Foto: David Collaço/Divulgação/ND

“Estamos comprometidos com o desenvolvimento social e econômico do país. Nestes três anos de Parcerias do Bem, testemunhamos o poder transformador da responsabilidade social, com projetos que impactam positivamente a vida das comunidades das quais fazemos parte”, afirmou o diretor-presidente da Engie Brasil Energia, Eduardo Sattamini.

Líder em energia renovável no país, a empresa investe em projetos sociais usando recursos próprios e incentivos fiscais — como as leis de apoio ao esporte, cultura e proteção de crianças, adolescentes e idosos —, direcionando os tributos gerados nas regiões para beneficiar as próprias comunidades locais.

E por meio do Parcerias do Bem, a Engie firma parcerias com empresas de diversos portes, setores e regiões do país, fortalecendo ações conjuntas. Os investimentos realizados até o momento somam R$ 9 milhões em programas voltados para geração de renda, educação, saúde e cultura.

Camerata Florianópolis abriu o evento do programa Parcerias do Bem - Foto: David Collaço/Divulgação/ND

Camerata Florianópolis abriu o evento do programa Parcerias do Bem – Foto: David Collaço/Divulgação/ND

Luciana Nabarrete, diretora de Pessoas, Processos e Sustentabilidade da Engie, destacou a importância de unir forças: “Temos a convicção de que juntos conseguimos realizar projetos maiores, melhores e com maior alcance, beneficiando muito mais pessoas. O resultado é uma verdadeira corrente do bem.”

Esse trabalho colaborativo trouxe resultados significativos. No primeiro ano, o programa contava com apenas nove parcerias; hoje, comemora-se mais de 200 projetos realizados em conjunto.

“Este é um momento para agradecer a todos que abraçaram a ideia do Parcerias do Bem nestes três anos. Crescemos e realizamos muito, com a certeza de que vamos ainda mais longe”, acrescentou a Gerente de Responsabilidade Social, Luciane Pedro.

Eduardo Sattamini, diretor-presidente da Engie Brasil Energia, e Luciana Nabarrete, diretora de Pessoas, Processos e Sustentabilidade da Engie - Foto: David Collaço/Divulgação/ND

Eduardo Sattamini, diretor-presidente da Engie Brasil Energia, e Luciana Nabarrete, diretora de Pessoas, Processos e Sustentabilidade da Engie – Foto: David Collaço/Divulgação/ND

Iniciativas beneficiadas pelo Parcerias do Bem

Entre as iniciativas apoiadas pelo Parcerias do Bem estão os seis Centros de Cultura e Sustentabilidade mantidos pela Engie, localizados em Alto Bela Vista (SC), Concórdia (SC), Entre Rios do Sul (RS), Quedas do Iguaçu (PR), Minaçu (GO) e Trairi (CE).

Esses espaços oferecem atividades culturais, recreativas e educativas gratuitas à comunidade. Outras quatro unidades estão em construção em Itá (SC), Saudade do Iguaçu (PR), Umburanas (BA) e Estreito (MA).

Tião Simpatia é poeta popular do Ceará, músico, arte-educador e autor de quatro livros: Lei Maria da Penha em Cordel; Lei Brasileira de Inclusão; O Brasil Que Eu Quero; e, Outubro Rosa - Foto: David Collaço/Divulgação/ND

Tião Simpatia é poeta popular do Ceará, músico, arte-educador e autor de quatro livros: Lei Maria da Penha em Cordel; Lei Brasileira de Inclusão; O Brasil Que Eu Quero; e, Outubro Rosa – Foto: David Collaço/Divulgação/ND

Programa Mulheres do Nosso Bairro

Outra frente do Parcerias do Bem é o programa Mulheres do Nosso Bairro, projeto que apoia a geração de renda de mulheres em todo o Brasil. Neste ano foi lançada a quinta edição do edital, com mais de 20 empresas parceiras e premiação superior a R$ 1 milhão para apoiar 100 mulheres empreendedoras.

Entre as atividades estão o fomento ao empreendedorismo, capacitação para o mercado de trabalho, informações sobre redes de apoio, ações de sensibilização e conscientização para combater a violência doméstica, além de suporte à saúde.

Denise Silva, do projeto Bruacas, e Ivani Grance, do República das Arteiras, participam do programa Mulheres do Nosso Bairro - Foto: David Collaço/Divulgação/ND

Denise Silva, do projeto Bruacas, e Ivani Grance, do República das Arteiras, participam do programa Mulheres do Nosso Bairro – Foto: David Collaço/Divulgação/ND

Saúde e bem-estar

A promoção da saúde também é um foco do Parcerias do Bem. Em Estreito (MA) e Mossoró (RN), profissionais de saúde foram capacitados em detecção precoce de câncer infantojuvenil, em parceria com o Instituto Ronald McDonald. Em Umburanas (BA) foram oferecidos exames de visão e óculos gratuitos, em parceria com a EssilorLuxottica.

Empresas parceiras

Atualmente, 52 instituições e empresas estão com parcerias ativas. São elas:

  • ADVB, Alcoa, Algar, Aliança Energia, Altenburg, Baía Sul, Banco Safra, Bosch, CEMIG, Center Norte, Ceste, Comerc, Consórcio Machadinho, Consulado da Mulher, Duas Rodas, DVA, Eletrobras, EssilorLuxottica, Fiesc, Fort Atacadista, Goedert, Habitasul, Hitachi, Hospital Pequeno Príncipe, Irani, Itasa, Jirau Energia, Junior Achievement, Koerich, Krona, Lide PR, Lide SC, Malwee, McDonalds, Movimento ODS, Multilog, Nauterra/Gomes da Costa, Oiapoque Energia, Pointer, Porto Itapoá, Portobello, Portonave, Renault, Sebrae, Softplan, Taesa, TAG, Técnica Geração, Tigre, Unimed, Voltalia e WEG.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.