Floripa Conecta 2023 termina com impacto de R$ 100 milhões para economia de Florianópolis

O 3º Floripa Conecta movimentou mais de 120 mil pessoas em agosto de 2023. Levantamento preliminar das entidades participantes indica que o impacto para a economia da cidade foi de mais de R$ 100 milhões no período.

 

No total, entre os dias 1º e 31 de agosto, o movimento agregou 160 eventos nas áreas de tecnologia, música, empreendedorismo e marketing, artes visuais, esportes, audiovisual e games, entre outras. O primeiro balanço só confirma o potencial da indústria criativa da Capital.

Além disso, os eventos que fizeram parte do movimento atraíram turistas de todo o Brasil e de mais de 20 países. “Agosto se tornou um período importante para a economia da cidade. Tivemos lotação máxima da rede hoteleira no Centro de Florianópolis em alguns dias”, comemora Thaynan Mariano, Executivo do Floripa Conecta.

 

Para o gerente regional do Sebrae/SC na Grande Florianópolis, Roberto Tavares, o que começou como uma ideia para movimentar o mês de agosto em Floripa se tornou uma marca reconhecida nacionalmente, principalmente pela união de entidades e de parceiros que trabalham juntos em prol de um objetivo comum: o desenvolvimento da cadeia produtiva da economia criativa de Florianópolis.

 

“A edição de 2023 entrou para a história e aumentou ainda mais a nossa responsabilidade para 2024. O Floripa Conecta é mais do que um movimento que concentra eventos em um único mês, é uma marca que conquistou a cidade e que vamos trabalhar para que seja reconhecido também internacionalmente”, adianta Tavares.

 

O Floripa Conecta 2023 é fruto da união das principais entidades da cidade: Prefeitura de Florianópolis, ACATE, ACIF, CDL e SEBRAE. O movimento foi criado com o propósito de fortalecer o desenvolvimento econômico da Capital e região por meio da união de atores importantes do setor de tecnologia, do turismo e toda a indústria criativa.

 

“Testemunhamos conexões, ideias sendo compartilhadas e novos horizontes de oportunidades se abrindo. A economia criativa de Florianópolis se destacou ainda mais, reafirmando seu papel vital no cenário empresarial da cidade”, diz Célio Bernardi, presidente da ACIF.

 

Recorde de participantes e visitantes de mais de 20 países

Diferentemente das duas primeiras edições, em 2023 o Floripa Conecta agregou atividades ao longo de um mês inteiro, e não apenas durante alguns dias de agosto. Isso se refletiu em participação recorde de participantes e entusiastas da inovação.

 

Apenas no Startup Summit 2023, por exemplo, um dos eventos que estavam na programação do Floripa Conecta, a cidade recebeu mais de 10 mil pessoas e alcançou a imprensa internacional. “Esta foi apenas uma das muitas ações que chegaram a diferentes pessoas e locais, de Norte a Sul da Ilha. Estamos muito orgulhosos do que ajudamos a construir em termos de conexões e visibilidade para  Florianópolis e Santa Catarina”, afirma Iomani Engelmann, presidente da ACATE.

 

Além das conexões, o impacto é visível na movimentação do comércio da cidade. Para o presidente da CDL Florianópolis, Julio Geremias,  fica claro que o mês de agosto não detém mais o título de “pior mês do ano” em termos de atividades na Capital. “Tivemos a honra de ter sido uma das entidades que abriram a agenda do Floripa Conecta com o evento INOVA+AÇÃO. Estabelecemos conexões significativas, impactando positivamente mais de 2,2 mil participantes”, avalia Geremias.

Mês terminou, mas o movimento continua

 

O mês de agosto terminou,  mas o movimento não acabou. Uma das novidades da terceira edição do Floripa Conecta foi o curso inédito e gratuito de Gestão e Produção de Eventos Culturais, cuja primeira turma será formada em setembro. Outra novidade foi o lançamento do CoCeation Lab Floripa Conecta, edição voltada para propostas ligadas à economia criativa que está em fase de seleção.

Outros projetos e ideias seguem reverberando e darão frutos em breve. Um desses frutos é uma pesquisa inédita que está em curso junto aos principais atores do setor criativo da cidade que participaram do movimento em 2023. O resultado da pesquisa deve ser lançado até o final de setembro.

Para o secretário executivo de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia de Florianópolis, Juliano Richter Pires, o legado do Floripa Conecta já se vê na união entre instituições privadas e públicas que juntaram esforços para promover atrações para moradores e turistas.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.