O que significa quando uma pessoa precisa da casa sempre arrumada, segundo a psicologia

Manter a casa sempre arrumada pode parecer simplesmente uma preferência pessoal, mas o hábito pode estar ligado a aspectos mais profundos da personalidade e do bem-estar emocional de uma pessoa.

Mulher com a casa sempre arrumada

Manter a casa sempre arrumada pode ter raízes mais profundas – Foto: PeopleImages/ND

O que significa quando uma pessoa precisa da casa sempre arrumada

Controle e ansiedade

Um ambiente organizado pode oferecer uma sensação de controle, especialmente em momentos de incerteza. Pessoas ansiosas frequentemente tentam compensar sua sensação de desordem interna organizando o espaço físico, o que pode trazer alívio temporário ao estresse e à ansiedade.

“Nossos mundos externos inevitavelmente afetam nossos mundos internos e vice-versa”, explicou à Forbes, Danielle Roeske, vice-presidente da Newport Healthcare.

Mulher estressada

TOC e perfeccionismo pode influenciar no dia a dia – Foto: Reprodução/ND

Perfeccionismo

O perfeccionismo está relacionado a padrões extremamente elevados e, muitas vezes, inatingíveis. Isso pode incluir a necessidade de manter uma casa impecavelmente arrumada.

Quando o perfeccionismo se torna não adaptativo, ele pode causar frustração, estresse e até transtornos de humor como ansiedade e depressão. Esse comportamento muitas vezes é uma tentativa de evitar críticas ou alcançar aprovação social.

Transtorno obsessivo-compulsivo (TOC)

Em casos mais graves, a obsessão pela limpeza e organização pode ser um sintoma de TOC. Esse transtorno é caracterizado por pensamentos intrusivos e comportamentos repetitivos, como arrumar compulsivamente, para aliviar o desconforto gerado por essas obsessões.

Benefícios emocionais e cognitivos

Por outro lado, arrumar a casa pode ser uma estratégia saudável para regular emoções e melhorar o foco. Atividades como limpar ou organizar podem liberar endorfinas, ajudando a reduzir o estresse e melhorar o bem-estar geral.

Esse zelo pela ordem da casa também pode ser explicada pela cultura ou costume familiar. Alguém que cresceu em uma casa sempre arrumada, pode enxergar isso como um padrão.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.