Festival CONFLUIR se despede celebrando a diversidade a partir de quarta em Floripa

E quem se despede nessa semana é o Festival CONFLUIR Multicultural, uma iniciativa incrível que teve início em agosto, e desde então vem promovendo ações gratuitas no Shopping OKA Floripa, no Campeche. Pois a partir de quarta-feira até domingo (24) o projeto realiza o seu ato final com o uma programação pautada na “Divers(c)idades”.

Trata-se de um painel abordará temas como diversidade, representações raciais, gênero, igualdade e valorização da cultura negra, por meio de oficinas, palestras e apresentações artísticas. Confira a programação completa no site e no Instagram do Festival Confluir. Lembrando que tudo é gratuito e há várias ações também com acessibilidade.

 

Pesquisadora, professora e artista Ida Maria Freire é uma das participantes do CONFLUIR “Divers(c)idades” que começa na quarta no OKA Shopping, no Campeche – Foto: Divulgação

Entre as principais atrações desta última semana do Festival CONFLUIR, destacam-se as palestras do professor e pesquisador Manuel Gama, do Instituto PolOBS da Universidade do Minho, em Portugal; da escritora, pesquisadora e dançarina Ida Maria Freire; e da drag queen Suzaninha, fundadora da BAPHO Cultural e ativista LGBTQIAPN+.

“Nossa programação visa promover a diversidade cultural, alinhando-se aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, especialmente àqueles que tratam da redução das desigualdades e da valorização da diversidade cultural. Criamos uma agenda focada na cultura popular e na igualdade racial, social e de gênero, promovendo oficinas, palestras e apresentações artísticas que destacam as vozes da nossa pluralidade. Acreditamos que a arte é essencial para trocas e aprendizados, mostrando como expressões culturais podem transformar nossas cidades e comunidades, tornando-as mais resilientes e sustentáveis”, diz Schibian Philemonn, coordenadora da programação.

Drag Suzaninha, da companhia BAPHO Cultural, também está na programação que será pautada pela diversidade – Foto: Elisa Imperial/ND

Essa edição busca fomentar as reflexões sobre os saberes dos povos originários, a cultura negra, a diversidade da comunidade LGBTQIAPN+ e a inclusão de pessoas com deficiência, consolidando-se como um espaço democrático e acolhedor para todos.

“Confluir é um termo que nos inspira estarmos juntos, procurando novos caminhos. Caminhos que se cruzam, se juntam e se separam para chegar em seus destinos. Termo conceituado pelos saberes das culturas originárias como as indígenas e quilombolas, hoje se apresenta necessário na emergência das crises humanitárias e climáticas do mundo todo”, afirma Bia Mattar, uma das idealizadoras do projeto.

Programe-se: Festival CONFLUIR  Painel “Divers(c)idades”

Quando: de 20 a 24 de novembro

Onde: OKA Shopping, Campeche, Florianópolis

Entrada: Gratuita e confira a programação completa no site. 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.