SC atinge recorde com mais de 200 mil novas empresas em 2024

Foto: Ricardo Wolffenbüttel/Secom

Estado possui 1,46 milhão de empresas ativas

Santa Catarina alcançou um marco histórico ao ultrapassar, em outubro de 2024, a marca de 200 mil novas empresas constituídas no ano. Com esse avanço, o Estado reafirma sua posição como um dos polos mais atraentes para o empreendedorismo e a inovação no Brasil, refletindo o empenho do governo estadual no incentivo à abertura de negócios. Atualmente, Santa Catarina conta com 1,46 milhão de empresas ativas.

Entre janeiro e outubro de 2024, foram registradas 216.605 novas empresas, um aumento de 11,1% em relação ao mesmo período do ano anterior, que contabilizou 194 mil empresas constituídas. Na comparação com 2022, o crescimento foi ainda mais expressivo, com uma alta de 17,2%. Esse avanço resulta, em grande parte, dos esforços do governo e da Junta Comercial de Santa Catarina (Jucesc), que tem investido em tecnologia, inteligência artificial e desburocratização para facilitar a criação de novas empresas, em linha com as diretrizes do governador Jorginho Mello.

 

A presidente em exercício da Jucesc, Fabiana Everling, destacou que o órgão vem implementando inovações que conciliam agilidade e segurança jurídica, atendendo à demanda por um ambiente mais favorável ao empreendedorismo. Entre as novas empresas, observa-se também um protagonismo crescente das mulheres, com um aumento expressivo de sócias mulheres em 2024, reforçando o papel feminino no setor empresarial catarinense.

Do total de empresas abertas em 2024, 74% (161 mil) correspondem a Microempreendedores Individuais (MEIs), enquanto 24% (51 mil) foram constituídas como sociedades limitadas, e 1,4% como empresas individuais. O secretário de Estado da Indústria, Comércio e Serviço, Silvio Dreveck, ressaltou que o crescimento é impulsionado especialmente pelo micro e pequeno empresário, com apoio de programas como o Juro Zero e o Pronampe SC.

Entre as cidades que mais registraram novos CNPJs, Florianópolis lidera com 23,5 mil novas empresas, seguida por Joinville (20,1 mil), Blumenau (11,7 mil), Itajaí (11,2 mil) e São José (9,9 mil).

Idoso é atingido por disparo acidental da própria arma em área de mata

Vítima foi resgatada pelos serviços aeroespaciais do SAMU e Saer/Fron

Um homem de 60 anos precisou ser resgatado pelo Serviço Aeroespacial (Saer/Fron) da Polícia Civil e a equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) após ser atingido por um disparo acidental da própria arma de fogo. O incidente ocorreu nesse domingo (17) em Passos Maia, no Oeste de Santa Catarina.

Continue lendo

Adicionar aos favoritos o Link permanente.