Prefeita eleita de Lages, Carmen Zanotto, irá anunciar os primeiros secretários

Carmen havia prometido que divulgaria alguns nomes nesta segunda quinzena de novembro. Os primeiros serão conhecidos nesta quinta (21) / Foto: Vinicius Loures/Câmara dos Deputados

Carmen Zanotto, recentemente eleita prefeita de Lages, está se preparando para anunciar os primeiros secretários de sua administração. A expectativa é que ela escolha uma equipe experiente para enfrentar os desafios da cidade, e que não são poucos. Para tanto, em coletiva de imprensa marcada para às 14h, desta quinta-feira (11), ela irá divulgar os primeiros nomes do seu estafe. Durante a semana, foram muitas as especulações ventiladas pela mídia local. Resta saber se nomes citados serão realmente confirmados, pois, alguns, são de boa representatividade no campo político e administrativo. Ventila-se também a possibilidade de a composição ser preenchida com nomes de vereadores eleitos. Outra expectativa, vem da ideia de ter o vice, Jair Junior (Podemos) conciliar o cargo gerindo a Secretaria de Águas e Saneamento (Semasa). Foi ele o relator da CPI da Semasa, e sempre foi um crítico contundente da atual gestão, em razão dos fatos que culminaram na prisão do prefeito e dois secretários, no âmbito da Operação Mensageiro. Por falar nisso, está agendado o julgamento, em primeira instância, para o dia 5 de dezembro, do prefeito Antonio Ceron, dia em que a Operação completa dois anos da deflagração em Lages.

Deputada Júlia Zanatta tem conquistado algumas vitórias pessoais

Numa delas, o fato de ter vencido uma das tantas ações judiciais. Desta vez, contra um site de cunho político, e segundo ela, voltado ao público de esquerda. O caso ocorreu em março de 2023, e envolveu a jornalista Caroline Stefani, funcionária do site Diário do Centro do Mundo, publicou nas plataformas da empresa uma matéria intitulada “deputada bolsonarista posta foto com metralhadora e incita violência contra Lula”. Em anexo na matéria, além de uma imagem que Júlia postou em suas redes sociais, havia um trecho que dizia a parlamentar catarinense era conhecida por postar “notícias falsas”. A ação foi ajuizada no 1° Juizado Especial Civil da Comarca de Florianópolis e, em abril de 2024, o juiz Cláudio Broering condenou a empresa detentora do site ao pagamento de R$ 15.000,00 a título de indenização por danos morais. Porém, a empresa recorreu da decisão, e o Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) manteve a decisão de 1° grau, mas, no entanto, reduziu a indenização ao valor de R$ 5.000,00.

Meio milhão

Deputada catarinense Júlia Zanatta / Foto: Assessoria

Esta semana a deputada federal catarinense comemorou a marca de 500 mil seguidores no Instagram. Segundo ela, o marco confirma sua projeção nacional conquistada ainda no início do mandato e seu protagonismo na Câmara dos Deputados. Um fato curioso a ser observado é que Zanatta possui mais seguidores do que os atuais senadores de SC e também do que o governador Jorginho Mello. Muito além do alcance nas redes sociais, Júlia destacou que já apresentou mais de 600 proposições legislativas em 2024. Para efeito de comparação com os deputados federais catarinenses, apenas Gilson Marques (NOVO) apresentou mais proposições do que ela. Já nas redes sociais, apenas Caroline de Toni (PL) está à sua frente em números de seguidores.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.