Saiba quantas pessoas residem na área continental de Florianópolis, por bairro

 Abraão e Estreito foram os bairros que mais cresceram em número de moradores desde 2010, com variação de 18,83% e 17,92% – praticamente o dobro da média geral da região (8,99%). O bairro Canto também se destacou com aumento de 10,64%.

Em contrapartida, houve redução populacional significativa em vários bairros: Itaguaçu (-16,70%), Monte Cristo (-11,71%), Bom Abrigo (-11,32%), Coloninha (-4,08%) e Balneário (-2,61%).

O crescimento total do Continente (8,99%) ficou bem abaixo do registrado em Florianópolis (27,53%). Com isso, a proporção de moradores da área continental em relação à população total da Capital caiu de 20,3% em 2010 para 17,3% em 2022.

Essa redução, se deve principalmente à própria densidade demográfica da área continental, muito alta, que reduz a possibilidade de novas ocupações, exceto pela verticalização das construções, algo que vem ocorrendo no Estreito, Canto e Abraão.

O engenheiro Jorge Getúlio Vargas Freitas, representante da Pro-Coqueiros no Conselho da Cidade, prevê crescimento mais intenso nos próximos anos.  “Os dados do Censo são uma fotografia da realidade em 2022, antes do novo Plano Diretor, que não estabeleceu metas ou limites para a densificação”, observa. Ele lamenta que a maior “liberdade” de construção não veio acompanhada por um conjunto de ações voltadas ao saneamento básico, mobilidade, áreas verdes de lazer, meio ambiente e vias adequadas.

REPRESENTATIVIDADE Apesar de ocupar menos de 3% território de Florianópolis, os onze bairros do Continente possuem 43.075 domicílios.

Capoeiras é o maior bairro tanto em área quanto em número de residentes, sendo o sexto mais populoso da Capital.

Coqueiros ocupa a segunda colocação em população, seguido por Jardim Atlântico e Monte Cristo.

Com as menores as menores áreas, Bom Abrigo e Itaguaçu registram os números menores de moradores.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.