Santa Catarina registra queda em número afogamentos segundo o CBMSC

Foto: CBMSC

Dados apontam uma redução nos casos ao comparar os feriados de 15 e 20 de novembro

A quarta semana da pré-temporada de verão trouxe resultados positivos no combate aos afogamentos em Santa Catarina. Segundo o Corpo de Bombeiros Militar do Estado (CBMSC), 29 pessoas foram resgatadas com vida nas praias entre os dias 19 e 25 de novembro. Apesar do movimento elevado por conta do feriado do Dia da Consciência Negra, em 20 de novembro, o número de ocorrências foi menor que o registrado no feriado da Proclamação da República, em 15 de novembro.

O perfil das vítimas segue majoritariamente masculino, com 25 casos envolvendo homens, cuja média de idade é de 32 anos. O último domingo (24), concentrou o maior número de salvamentos, impulsionado pelo clima favorável após dias de chuva no litoral catarinense.

 

A única fatalidade registrada no período foi de um pescador de 59 anos, que se afogou no Rio do Peixe, em uma área não guarnecida. O corpo foi recuperado no dia 19 pelas equipes de mergulho do CBMSC, com base em Rio das Antas.

Além das ações emergenciais, o Corpo de Bombeiros tem investido em prevenção por meio do Projeto Golfinho, voltado ao público infantil. A iniciativa, antes limitada à temporada de verão nas praias, foi ampliada para funcionar ao longo do ano também em escolas.

“Atualmente, o Corpo de Bombeiros, entendendo a importância deste projeto para evitar afogamentos não apenas no mar, mas também em águas doces, estendeu esse projeto a todo o estado. Está funcionando no interior e no litoral durante o ano inteiro”, destacou o Coronel Fabiano Bastos das Neves, Comandante-Geral do CBMSC.

           

             

Santa Catarina amplia alcance com novo sistema de alertas

Ferramenta envia avisos para celulares em áreas de risco, sem necessidade de cadastro

O sistema “Defesa Civil Alerta” começou a ser implementado em Santa Catarina, enviando notificações diretamente para celulares localizados em áreas de risco. O novo modelo dispensa cadastro prévio, permitindo que qualquer pessoa presente na área receba os alertas, sejam moradores, turistas ou trabalhadores em trânsito.

Continue lendo

Adicionar aos favoritos o Link permanente.