‘Abre e enfia dentro’: Quem é o radialista que quebrou tornozeleira eletrônica e ameaçou Moraes

O radialista Roque Saldanha chamou a atenção nas redes sociais após quebrar a tornozeleira eletrônica que usava e gravar um vídeo desafiando o ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes: “O senhor pega essa tornozeleira, abre seu c* e enfia dentro”. Após a repercussão, Moraes decretou a prisão preventiva de Saldanha.

Radialista descumpriu medida cautelar ao arrancar tornozeleira e proferiu ofensas ao ministro Moraes - Foto: Reprodução/ND

Radialista descumpriu medida cautelar ao arrancar tornozeleira e proferiu ofensas ao ministro Moraes – Foto: Reprodução/ND

Saldanha cumpre pena com tornozeleira eletrônica no âmbito da Operação Lesa Pátria, que investigou e prendeu suspeitos de envolvimento nos atos golpistas de 8 de janeiro. Ao quebrar o aparelho, o radialista descumpriu a medida cautelar alternativa à prisão e, por isso, Moraes determinou que ele seja conduzido ao presídio.

Quem é Roque Saldanha, radialista que desafiou Moraes

Natural de Carlos Chagas, no interior de Minas Gerais, Saldanha tem 55 anos e se apresenta como “locutor, apresentador e repórter investigativo da extrema-direita e da bancada da bala”. Ele chegou a ser candidato a deputado federal no seu estado natal pelo PSC em 2022, mas não foi eleito.

A nova ordem de prisão do radialista registra que ele violou a ordem de monitoramento eletrônico 57 vezes somente esse ano. Ainda, ele já havia alertado que sua prisão preventiva poderia ser decretada caso os descumprimentos continuassem.

Para Moraes, o radialista está “deliberadamente desrespeitando” as medidas cautelares impostas pelo STF, “revelando seu completo desprezo pela Corte e pelo Poder Judiciário”.

Roque Saldanha se define como 'da extrema-direita e da bancada da bala' - Foto: Redes sociais/Reprodução/ND

Roque Saldanha se define como ‘da extrema-direita e da bancada da bala’ – Foto: Redes sociais/Reprodução/ND

Radialista nega envolvimento com ataques de 8 de janeiro

O vídeo que que circula nas redes sociais foi gravado na terça-feira (26) (veja a gravação completa ao final da matéria). Nele, Saldanha chama o ministro de “pilantra de mão cheia” e alega que não participou dos atos golpistas. “O senhor pega essa tornozeleira, abre seu c* e enfia dentro, rapaz. E outra coisa: eu não estava em Brasília no 8 de janeiro, não, pilantra!”, bradou o radialista.

Ele também alega que tirou a tornozeleira eletrônica porque sua perna estava “fervendo” e “cozinhando” a sua perna. Além disso, o radialista incentivou outras pessoas a removerem o objeto. “Você que está usando essa porcaria: arranque isso da perna, porque eu estou tirando com motivos”, declarou Saldanha.

Radialista nega que esteve em Brasília em 8 de janeiro de 2023, quando atos golpistas foram realizados na capital brasileira - Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil/Reprodução/ND

Radialista nega que esteve em Brasília em 8 de janeiro de 2023, quando atos golpistas foram realizados na capital brasileira – Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil/Reprodução/ND

Radialista foi preso em janeiro 2023 e cumpria medida cautelar com tornozeleira eletrônica

A decisão que determinou a prisão registra que, em janeiro de 2023, a Polícia Federal encaminhou ao STF um ofício atribuindo a Saldanha condutas que poderiam ser enquadradas como crimes de ameaça, perseguição, incitação ao crime, associação criminosa, constituição de milícia privada e abolição violenta do Estado Democrático de Direito.

Saldanha foi preso, mas posteriormente deixou o cárcere com o compromisso de usar tornozeleira eletrônica. No entanto, a Justiça detectou descumprimento da ordem de monitoramento eletrônico 57 vezes entre abril e outubro desde ano, por diferentes razões – fim de bateria da tornozeleira, violação da área de inclusão (sair do local e horário determinado) , ausência de sinal do dispositivo eletrônico, violação da área de exclusão (ausentar-se de sua Comarca).

Questionado sobre os descumprimentos, Saldanha alegou que o uso da tornozeleira lhe causava “severo impacto físico, financeiro e emocional”. Alegou que, em razão de seu trabalho, “frequentemente se vê na necessidade de se ausentar da sua Comarca pois realiza gravações, apresentações e locuções em outras localidades do Estado e até mesmo fora dele”.

Ao analisar o caso, Moraes entendeu que os descumprimentos, por parte de Saldanha, não foram devidamente justificados, “não havendo fundamento relevante para as violações realizadas”.

Veja o vídeo gravado por Roque Saldanha desafiando o ministro Alexandre de Moraes:


Gravação foi feita no último dia 26 de novembro – Vídeo: Reprodução/ND

*Com informações da Agência Estado

Adicionar aos favoritos o Link permanente.