Caminhada em Florianópolis alerta para aumento da violência contra mulheres

Foto: Ricardo Trida / Secom

Evento acontece neste fim de semana

Florianópolis será palco da 7ª Caminhada pelo Fim da Violência contra Mulheres e Meninas, organizada pelo Grupo Mulheres do Brasil. O evento no domingo (01), com concentração a partir das 10h no coreto em frente à Ponte Hercílio Luz. Após a caminhada pela ponte, os participantes serão recepcionados pela bateria da Escola de Samba Unidos da Coloninha.

A iniciativa busca mobilizar a sociedade para enfrentar um problema que a Organização das Nações Unidas (ONU) considera uma pandemia global. Em 2021, mais de 81 mil mulheres foram assassinadas no mundo, sendo 56% mortas por parceiros ou companheiros. No Brasil, a situação também é grave: uma mulher é estuprada a cada 10 minutos, três são vítimas de feminicídio por dia e, a cada hora, 26 sofrem agressões, conforme o Fórum Brasileiro de Segurança Pública.

 

Os dados mais recentes apontam um aumento. Apenas no primeiro semestre de 2023, os casos de feminicídio no país cresceram 2,6% em relação ao mesmo período do ano anterior. Já os estupros subiram 14,9%, sendo que 70% das vítimas tinham até 13 anos.

O evento é apoiado pela Prefeitura de Florianópolis por meio da Assessoria de Políticas Públicas para as Mulheres e Igualdade de Gênero e a Secretaria de Turismo e diversas instituições parceiras que também atuam no combate à violência contra a mulher.

           

             

Adicionar aos favoritos o Link permanente.