Brasil deixa Argentina para trás e vira passaporte mais forte da América Latina; veja ranking

O Brasil ocupa a 11ª posição no ranking dos passaportes mais poderosos do mundo. O passaporte brasileiro se tornou o mais forte da América Latina em 2024, conforme a escala Passport Index, elaborada pela consultoria especializada Arton Capital.

Brasil tem o passaporte mais forte da América Latina

Brasil tem o passaporte mais forte da América Latina- Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil/ND

Para se tornar passaporte mais forte da América Latina, Brasil deixou Argentina para trás

Em 2023, o Brasil estava empatado com a Argentina na 12ª posição, mas em 2024, o país subiu uma colocação, após conquistar um ponto adicional de mobilidade, enquanto a Argentina perdeu um ponto.

A ascensão do Brasil como passaporte mais forte da América Latina foi possível após o Japão deixar de exigir visto para viagens turísticas de até 90 dias.

O ranking Passport Index atribui pontos de mobilidade aos países com base na facilidade de entrada, considerando aqueles que não exigem visto sob determinadas circunstâncias ou os que solicitam o documento apenas no momento da saída. O estudo analisa um total de 199 países.

Brasil também é o passaporte mais forte do Brics

O Brasil além de ocupar a 11° posição do ranking, se tornou em 2024 o passaporte mais forte da América Latina. O país também é o passaporte mais forte entre os países que integram o Brics (Brasil, Rússia, Índia e China).

O País somou 166 pontos de mobilidade, desses 115 são de países que não exigem visto, enquanto 51 pedem o visto apenas na saída. A Argentina segue atrás, com 164 pontos.

Brasileiros conseguem entrar com maior facilidade em 166 países – Foto: Embraer/ND

Na 10ª posição, estão Malásia e Mônaco, com 170 pontos. Para empatar com eles o Brasil precisa que quatro países deixem de exigir visto.

Os passaportes mais poderosos são os dos Emirados Árabes Unidos, que lideram o ranking com 180 pontos, seguidos pela Espanha, com 179 pontos. Os passaportes mais fracos são os do Afeganistão, que ocupa a penúltima posição com 41 pontos, e da Síria, em último lugar, com 40 pontos.

Confira o ranking completo aqui.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.