Alta genética chamou atenção nos machos angus e ultrablack na Exposição Nacional de Rústicos 2023

“Vimos animais de extrema qualidade, machos muito funcionais, carniceiros e ótimos reprodutores. Um belo plantel com exemplares da raça”, com essa alegria o jurado uruguaio Marcos Berruti avaliou o julgamento dos machos rústicos angus e ultrablack na tarde desta sexta-feira (29/09), na Exposição Nacional de Rústicos, em Bagé (RS).

Durante a tarde foi feito o julgamento dos machos PO e PC da raça angus, e ultrablack. O grande campeonato de trio de machos PO da raça angus ficou com a Parceria Rotta Assis, da Estância Tradição, com o lote 5, tatuagens T154, T153 e T161. A Parceria Rotta Assis também levou o melhor macho PO individual do trio angus com o animal de tatuagem T153, do lote 5, o Tradição T153 filho de mãe, Tradição TB396, e pai SAV Raindance 6848, e o reservado grande campeão individual dos trios macho PO com o animal do lote 5, tatuagem 161, Tradição T161, filho do pai Biguá 6679 Heavy Hitter TE e mãe Tradição TA888.

“O que acho mais interessante é ouvir o jurado falar dos animais, especialmente do grande campeão individual dos trios, que é um touro completo, que não vê defeitos onde ele olha. O Berruti é um técnico que conhece muito a raça angus, foi um dos responsáveis pelo fomento no Uruguai, e ele nos posicionar desta forma, elogiar nosso plantel com tais características é muito honroso. Me torno repetitivo, mas é sempre muito feliz ter tais resultados, mostra que estamos no caminho certo do melhoramento na Estância”, celebra Rogério Rotta Assis, da Estância Tradição, de Santa Vitória do Palmar, (RS).

O trio de machos PO reservado grande campeão foi consagrado pelo lote 7, do expositor P.A.P. Lagoa Preta, da Fazenda Santa Maria da Lagoa Preta, de Dom Pedrito (RS), com os animais de tatuagem 2831, 2819 e 2815. A Lagoa Preta também conquistou o terceiro melhor macho PO individual dos trios com o animal de tatuagem 2831, o touro 2831 Dalessandro Rainmast da Lagoa Preta, filho de pai SAV 654x Rainmaster 6849 e mãe NC 2300 Regalon Mery LP. Já o terceiro lugar do trio de machos PO ficou com o lote 8, da Cabanha Ouro Preto, do pecuarista Zélio Teixeira Dias, de Pedras Altas (RS), com os animais de tatuagem 1176, 1170 e 1175.

Nas avaliações dos machos PO individuais levou o título de grande campeão macho PO da raça angus, o lote 14, de Carlos Renato Tonet Ferreira, da Cabanha Cantagalo de Santana do Livramento (RS), com o animal de tatuagem 4487, o Cantagalo Resource 4487, filho de pai SAV Resource 1441 e mãe El Saycan De Cantagalo 3630. “Nosso trabalho na seleção de Angus PO já vem de longa data, selecionamos Angus há 43 anos. A busca por animais adaptados e capazes de proporcionar aos criatórios que utilizam nossa genética um ganho genético sempre nos norteou. Programas de melhoramento são utilizados a muitos anos por nós e as premiações obtidas nas exposições consolidam nosso trabalho”, avalia o produtor Carlos Ferreira.

O reservado grande campeão macho PO individual ficou com o lote 19, de Zélio Teixeira Dias, da Cabanha Ouro Preto, com o touro Ouro Preto 1178 Tomahawk Don Emilio filho de pai Tres Marias 6927 Pucara TE, e mãe Candiota GB 366 Donzela Falucho. E o terceiro melhor macho PO individual ficou com o lote 9, também da Cabanha Ouro Preto, o touro de tatuagem 1221, Ouro Preto 1221 Candelero Bismarck, filho de pai Três Marias 8155 Candelero e mãe Ouro Preto 1037 PO Bismarck.

Em seguida foram avaliados os animais machos PC da raça angus. O trio grande campeão de machos PC ficou com o lote 10, também da Parceria Rotta Assis, da Estância Tradição, de Santa Vitória do Palmar (RS), com os animais de tatuagem 2818, 2810 e 2824. Este mesmo lote da Parceria Rotta Assis levou todos os prêmios de macho PC individuais do trio: o melhor macho PC individual do trio, ficou com o animal de tatuagem 2824, o Tradição 2824, o reservado grande campeão macho PC individual do trio ficou com o animal de tatuagem 2818, e o terceiro lugar de macho PC individual do trio o touro de tatuagem, 2810.

O trio reservado grande campeão machos PC ficou com o lote 14 de João Honório Teixeira Dias, da Cabanha Sinuelo, de Aceguá (RS), com os animais de tatuagem 421, 453 e 391. Já o terceiro melhor trio macho PC ficou com o lote 13 de Vivian Diesel Potter e Outros, da Timbauva de Bagé, com os animais de tatuagem D289, D229 e D212.

Ainda dos machos angus PC o melhor touro individual ficou com o lote 23, da Parceria Agropecuária Jacintho Cantão, da Estância Formosa, com o animal de tatuagem 1124. “É uma felicidade conquistar um campeonato aqui na Nacional, pois é resultado de anos de melhoramento e muito trabalho, já que somos uma empresa familiar e pequena ainda. Porém, diariamente estamos conquistando nossas metas e objetivos, que é ter um gado de muita qualidade tanto para abate quanto para reprodução. Estamos muito felizes”, celebra Aluísio Cantão da Estância Formosa, de Aceguá (RS).

Grandes Campeões da Raça Ultrablack

Após a avaliação da raça angus, foram julgados os animais ultrablack individuais, pelo jurado Paulo Ricardo Dias. A dupla de machos grande campeão ficou com o lote 5, de Zélio Teixeira Dias, com os animais de tatuagem 60 e 62. Ainda do mesmo lote, sagrou-se campeão o melhor macho da dupla o animal de tatuagem 60, o touro Ouro Preto 60 Francesco Zorzal, filho de pai Rancho1256 TE e mãe Ouro Preto 97 Disparo Zorzal. “Assim como nas fêmeas, ganhar com os touros ultrablack é uma extrema alegria, é o reconhecimento do nosso trabalho”, afirma Zélio.

E por fim, foi julgado o grande campeão macho da raça ultrablack individual, com o lote 4, o touro 129 Supremo Dalessandro L.P da P.A.P Lagoa Preta, com a tatuagem 129, da Cabanha Santa Maria Da Lagoa Preta. A Lagoa Preta ganhou ainda o reservado grande campeão individual com o animal do lote 2, tatuagem 155 e terceiro lugar com o lote 3, tatuagem 153.

“O Supremo é um animal que foi pensado já na hora do cruzamento, filho de pai e mãe excepcionais, com ótimo pedrigree. Ele nasceu já destacado, e com os dados Promebo pudemos ter a certeza das características que procuramos na nossa seleção. Um animal com uma carcaça diferenciada, profundidade racial e informações fenotípicas nos deixa muito orgulhosos deste resultado hoje”, finaliza Carlos Eduardo Tavares Simões Pires da Lagoa Preta, de Dom Pedrito (RS).

Adicionar aos favoritos o Link permanente.