Quando desmontar a decoração de Natal?

Por: Juliana Bartholomey | Foto: Banco de imagem/ Freepik

Tradições informam mais de uma data; entenda

A desmontagem da decoração natalina tem uma forte ligação com a tradição católica, que sugere manter os enfeites até o “Dia de Reis”, celebrado em 6 de janeiro. A data marca o momento em que Baltasar, Gaspar e Melchior, guiados pela Estrela de Belém, visitaram Jesus e levaram presentes ao recém-nascido. No Brasil, a celebração também é conhecida como “Folia de Reis”, uma manifestação cultural que mistura música, religiosidade e festejos populares.

No entanto, há uma interpretação estendida pelo Vaticano que orienta que a árvore e os demais enfeites natalinos sejam desmontados no primeiro domingo após o Dia de Reis. Em 2025, essa data corresponde a 12 de janeiro, permitindo que as celebrações continuem até então.

 

Ao desmontar a decoração, é essencial dar atenção ao descarte correto dos itens para evitar danos ao meio ambiente e acidentes entre os coletores. Objetos de vidro quebrados ou lascados, por exemplo, podem ferir os trabalhadores, tornando indispensável o uso de embalagens seguras, como caixas de papelão ou garrafas de plástico vazias, para peças pontiagudas ou frágeis. Dessa forma, além de contribuir para a segurança, também se promove a sustentabilidade e o cuidado com a reciclagem.

           

             

Incêndio atinge concessionária em Balneário Camboriú

Situação iniciou por um colchão em chamas próximo ao estabelecimento

Na noite de sábado (4), um incêndio em um veículo na concessionária Ford Globo, localizada na Marginal da BR-101, esquina com a Rua 1500, mobilizou equipes do Corpo de Bombeiros de Balneário Camboriú. As chamas tiveram início em um colchão incendiado no passeio público, próximo à grade de proteção da concessionária.

Continue lendo

Adicionar aos favoritos o Link permanente.