Programa que aprimora educação pública vai beneficiar 703 alunos em Vidal Ramos (SC)

No mês em que se comemora o Dia Nacional da Educação, 28 de abril, o Instituto Votorantim darão início à sexta edição do Programa Parceria pela Valorização da Educação (PVE) em Vidal Ramos (SC). O programa tem como objetivo contribuir para a melhoria da Qualidade da Educação Pública, por meio do assessoramento à Secretaria Municipal de Educação para elaborar, customizar e implementar projetos com base em boas práticas de gestão da aprendizagem. Neste ano, o foco será a educação inclusiva e o fortalecimento da rede de atendimento para os alunos que possuem laudos de autismo, TOD e TDAH.

O diferencial desta edição do PVE será as Trilhas de Aprendizagem, que irão desenvolver as competências dos gestores escolares e educacionais e a mobilização em prol da educação. O projeto irá beneficiar 8 escolas, 74 professores e 703 alunos.

“O objetivo é promover ações de desenvolvimento e mobilização que qualifiquem a oferta e a demanda do serviço de educação no município, fortalecendo o papel de cada um dos atores – gestores escolares, professores, pais, alunos e comunidade. Além do investimento, nós apoiamos o grupo de mobilização e organizamos a comunidade para a realização das ações que valorizam os temas diagnosticados. Assim, a formação do PVE entrega um legado positivo para cidade promovendo o desenvolvimento de competências em prol da melhoria na aprendizagem dos alunos”, afirma o gerente da fábrica de Vidal Ramos da Votorantim Cimentos, Carlos Roberto Moreira Cunha.

Nos dias 17 e 18 de abril foram realizados os primeiros encontros presenciais, entre a Secretaria de Educação e a Votorantim Cimentos, para falar sobre a equidade e desigualdade no âmbito educacional do município, com o relato da vivência da Secretaria de Cultura e dos indicadores como o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). Por meio desta análise, foram desdobradas as expectativas sobre o programa e as pautas que serão priorizadas.

Patrícia Dias Tabarelli, Coordenadora Pedagógica dos Anos Inicias na Rede Municipal de Ensino de Vidal Ramos, participa do projeto desde 2018 e afirma que esta é uma grande oportunidade de formação para os Gestores Educacionais e Escolares. “O programa tem grande contribuição no acompanhamento das aprendizagens das nossas crianças, fortalecendo e potencializando nossa atuação, através do desenvolvimento de competências pessoais e profissionais. Além disso, o PVE ainda fortalece os vínculos com a comunidade através da rede de mobilização social”, conclui.

Dinâmica do Programa – As ações relacionadas ao PVE são executadas em quatro ciclos de atividades, divididas por meio de duas frentes de trabalho. A primeira delas sobre o Fortalecimento da Gestão, envolvendo a qualificação de técnicos das secretarias de Educação local, gestores educacionais e escolares. A segunda etapa consiste em iniciativas de mobilização social, que visa engajar a comunidade da região a fim de aumentar a participação local nas demandas públicas em prol da educação.

Outra área de atenção do PVE se constitui no desenvolvimento de competências em cada uma das frentes. Para tal, uma matriz de acompanhamento é implementada com o intuito de acompanhar a evolução originadas pelas ações formativas. A matriz de competência faz parte de uma cultura de avaliação e compromisso com os resultados que acompanha a história do programa, que, desde a sua criação, passou por uma série de aprimoramentos metodológicos e avaliações de impacto.

Educação profissional – Além do PVE, a cidade de Vidal Ramos recebe outro projeto da Votorantim Cimentos que é o Evoluir. É um curso Técnico em Química oferecido gratuitamente pela Votorantim Cimentos, que teve início em julho de 2021, e irá formar 16 alunos, sendo 5 mulheres, em julho de 2023. O objetivo é oportunizar habilidades técnicas e profissionais para os formandos realizarem amostragens, análises químicas, físico-químicas, instrumentais e microbiológicas, operarem processos e atuarem no desenvolvimento de produtos e serviços da área de Química e gestão técnica dos processos, zelando por padrões de qualidade e pela integridade de pessoas, do meio ambiente e das instalações.

Desenvolvido em quatro semestres, o curso conta com aproximadamente 300 horas/aula por semestre. Ao se formarem, os alunos receberão a diplomação de Técnicos em Química sendo-lhes garantidas todas as prerrogativas legais para o exercício da profissão.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.