Por que os cachorros correm atrás do próprio rabo? Entenda o comportamento

Cachorro girando atrás do próprio rabo

Saiba o motivo que cachorros correm atrás do próprio rabo  – Foto: Divulgação/Freepik/ND

Um comportamento que arranca risadas é quando cachorros correm atrás do próprio rabo. Mas o que esse momento realmente significa?

Ao contrário do que muitos tutores pensam, o comportamento nem sempre está associado à alegria. Em alguns casos, girar em busca do próprio rabo pode estar relacionado a questões físicas ou comportamentais.

Por que os cachorros correm atrás do próprio rabo?

Em animais saudáveis e emocionalmente equilibrados, o comportamento costuma surgir de forma aleatória e sem causar nenhum problema.

Porém, quando a frequência aumenta ou há sinais de agressividade contra a própria cauda, é hora de ligar o sinal de alerta.

Segundo o site PETZ, quando o cachorro passa a morder o rabo e até a arrancar os pelos, o problema pode configurar um quadro de compulsão.

Nesses casos, além de afetar o bem-estar emocional, a prática também pode causar feridas e prejudicar a saúde física do pet.

De acordo com o site, certos comportamentos compulsivos surgem a partir de uma rotina inadequada. Pets que vivem em ambientes pequenos, como apartamentos ou casas, podem apresentar dificuldade para expressar seus comportamentos naturais, como farejar, caçar, morder e roer.

Sem esses estímulos, o animal pode desenvolver comportamentos como girar em círculos repetidamente, correndo atrás do rabo para “descarregar” a energia reprimida.

Embora seja menos comum, também há casos em que o cachorro morde o próprio rabo por conta de problemas neurológicos, fraturas, dores, infecções ou até mesmo infestações por pulgas e carrapatos.

Caso o tutor identificar alguns comportamentos estranhos em seu pet, além da girar atrás do rabo, é fundamental levá-lo ao veterinário.

Cão mordendo a cauda, representando o motivo que os cachorros correm atrás do próprio rabo

Sempre é bom verificar a frequência que seu pet corre atrás do próprio rabo – Foto: Freepik/ND

O que fazer para ajudar os pets?

Se seus cachorros correm atrás do próprio rabo de maneira esporádica, principalmente em momentos de empolgação, não há motivo para preocupação.

Nesses casos, também não é recomendado reprimir ou brigar com o cachorro, já que isso pode afetar sua saúde emocional e sua relação com o tutor.

Mas caso o animal está se machucando ou se o comportamento se tornou repetitivo, o ideal é buscar ajuda de um profissional especializado.

Em alguns casos, os veterinários podem recomendar terapias, para aliviar o estresse.

Esse tratamento inclui mudanças no ambiente, técnicas de treinamento, estímulos mentais e físicos e, em alguns casos, até uso de medicação para relaxar animal.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.