Segundo o Governo do Estado, mais de oito mil moradores devem ser beneficiados ao término da intervenção
O Governo do Estado de Santa Catarina está avançando nas obras de revitalização e limpeza do Rio Itajaí Oeste, que nasce em Rio do Campo e passa por diversos municípios da região do Vale do Itajaí. O trabalho é realizado como uma medida de prevenção de enchentes, que comumente atingem as populações próximas.
De acordo com o governo, cerca de oito mil habitantes da região serão beneficiados com a medida e não precisarão mais se preocupar quando chuvas fortes atingirem a região. Com um investimento de cerca de R$ 6,5 milhões, máquinas retiram materiais depositados no fundo do rio e transportado para o local de bota-fora, previamente definido pela prefeitura e aprovado pela Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil.
A obra teve a ordem de serviço assinada em janeiro deste ano e, até o momento, as atividades de limpeza avançaram aproximadamente um metro ao longo do curso do rio.
O governador Jorginho Mello destaca a relevância dessa obra para a região: “Esse é o maior pacote de limpeza que o Santa Catarina já realizou na região do Vale. O lixo acumulado nos rios é ação do homem e das enchentes. Quanto mais lixo, menos escoa a água. Os rios ficam entupidos e começam a avançar pras cidades. Ainda temos muito trabalho pela frente, mas já começamos e não vamos parar”.
Segundo a previsão estadual, as obras devem ser finalizadas em até oito meses, ou seja, até o mês de setembro. A revitalização contempla 7,8 km de melhoramento fluvial, sendo 6,4 km ao longo do Rio Itajaí do Oeste e outros 1,4 km no trecho do Rio das Pombas. A iniciativa marca a primeira grande intervenção fluvial no município em mais de 40 anos.

Bortoleto fica em 20° no primeiro treino livre de Jeddah
Volta mais rápida foi de Pierre Gasly
O fim de semana de Fórmula 1 não começou bem para o piloto brasileiro Gabriel Bortoleto. No primeiro treino livre de Jeddah, na Arábia Saudita, realizado nesta sexta-feira (18), Bortoleto ficou com a pior volta entre todos os pilotos, com o tempo de 1:31.038. Já Nico Hulkenberg, companheiro de equipe na Sauber e que conta com melhorias no carro, ficou com a 12ª melhor volta.