

Papa Francisco também era apaixonado por futebol, tendo San Lourenzo como time do coração – Foto: San Lorenzo de Almagro/@sanlorenzo/Instagram
Primeiro papa latino-americano, Jorge Mario Bergoglio, o Papa Francisco, morreu nesta segunda-feira (21), aos 88 anos. O líder nasceu na Argentina e era muito ligado ao futebol, sendo torcedor do time argentino San Lorenzo de Almagro, o qual era fanático e ainda sócio do clube.
O amor de Papa francisco pelo time San Lorenzo vem desde a infância
O amor pelo time veio desde a infância, a começar pelo pai do Papa Francisco, Mario Giuseppe Bergoglio, que era jogador de basquete pelo time do bairro de Almagro, levando-o ao estádio sempre que possível para assistir à equipe do San Lorenzo.
Em 2008, quando ainda era arcebispo, Bergoglio recebeu a carteira de sócio do clube de Almagro, após ser o sacerdote responsável por celebrar a missa em ação de graças pelo centenário do clube.
Ao se tornar papa em 2013, o atual presidente do time enviou-o uma carta de felicitações, parabenizando-o. Francisco retribuiu a mensagem com outra, relembrando o título do San Lorenzo em 1946 e como o clube do coração o fazia lembrar da infância.

Papa Francisco relembra infância e títulos do time- Foto: Divulgação/Vatican News
Jorge Bergoglio era considerado amuleto da sorte
Por muitas pessoas, o líder religioso foi considerado um amuleto da sorte para o time argentino, como também para a seleção do país. No final de 2013, o clube de Almagro virou campeão nacional, e no seguinte ganhou a libertadores quando venceu o jogo contra o Nacional do Paraguai.
A delegação argentina passou também no Vaticano antes de todas as Copas desde 2014, onde em 2022 foi campeã da Copa do Mundo no Qatar, motivo pelo qual muitos acreditam que a sorte veio também da benção de Francisco aos jogadores.
Primeiro time feminino foi incentivado pelo papa
Ao longo dos anos, o Papa Francisco também colecionava camisetas personalizadas de seleções e clubes de vários países. Em 2019, apoiou a criação do primeiro time de futebol feminino do Vaticano, incentivando a participação e o espaço das mulheres ao esporte.

Papa Francisco incentivou o futebol feminino – Foto: Divulgação/Catholic News/ND