O II Seminário Fatores Humanos: Saúde e segurança em contextos extremos e emergências, organizado pelo Laboratório Fator Humano da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), será realizado em 2 e 3 de maio no Sapiens Parque, em Florianópolis. O evento foi selecionado pela Pró-Reitoria de Extensão (Proex) para representar a UFSC no edital da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc), contemplado como evento nacional.
O seminário trará para as palestras representantes de áreas da Psicologia, Medicina, Ciências Espaciais, Biologia, entre outros. Dentre as temáticas, serão discutidas as mudanças climáticas e como elas influenciam as emergências e os desastres, ações humanas para prevenção de acidentes, adoecimentos e crises nos mais distintos contextos, a promoção da saúde em ambientes polares e espaciais, e mais. O evento e os temas estão em consonância com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), além de serem pioneiros no Brasil e no mundo em diversos aspectos, e oferecerem perspectivas de inserção acadêmica e profissional em áreas polares, espaciais e de desastres e emergências, todas com investimentos crescentes expressivos para as próximas décadas.
Participarão do evento pessoas envolvidas em pesquisa polar, espacial e de emergências do Brasil e do exterior. Com tradução simultânea para Libras e posteriormente tradução em inglês na reprodução no YouTube, a programação inclui a professora Danielle Ayres do Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais da UFSC e que atualmente está no Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República; a finalista do prêmio TikTok Lorrane Olivlet, divulgadora científica que já foi convidada pela NASA e pela ONU; a recordista do Guinness Book Karina Oliani, fundadora da Associação Brasileira de Medicina de Áreas Remotas e Esportes de Aventura (ABMAR) e Paola Barros Delben, selecionada pela Universidade de Zurich para uma experiência no projeto pioneiro LunAres, sete vezes na Antártica e premiada no Brasil e no exterior.
Representantes de pesquisa do Programa Antártico Brasileiro (PROANTAR), da Associação de Pesquisadores e Educadores Polares e dos Mares (APECS-Brasil) e membros do laboratório Fator Humano também estarão presentes.
O Laboratório Fator Humano é liderado pelo professor Roberto Cruz e vice-líder Paola Barros Delben, com a participação dos estagiários de pós-doutoramento Priscilla Barros Delben e Jorge Jose Ramirez Landaeta, do doutorando Esdras Almeida, da mestranda Daniela Silvestre e da estudante de Física Natasha Barros Delben.