

Amigos e familiares buscam respostas para caso da brasileira desaparecida – Foto: Reprodução/Domingo Espetacular/ND
Janaína Freire Gonçalves, de 48 anos, está há mais de 40 dias desaparecida nos Estados Unidos. Ela foi vista pela última vez em 10 de março, quando deixou a academia onde trabalhava como personal trainer.
A polícia de Nova Jersey está investigando o caso da brasileira desaparecida. Há uma recompensa de US$ 10 mil para quem tiver informações sobre Janaína.
Brasileira morava nos EUA com marido americano
A brasileira estava morando em um apartamento na cidade de Elizabeth, em Nova Jersey, nos Estados Unidos, junto do seu marido Brendan, de 37 anos.
Os dois começaram a namorar em 2023 e casaram em menos de um ano. Eles estariam passando por uma crise no relacionamento.
Segundo Geane de Assis, amiga de Janaína, havia brigas entre o casal devido a um antigo relacionamento de Brendan, no qual ele teve uma filha.
Crise no relacionamento
Brendan teria mentido para Janaína sobre sua ex-mulher: ele havia falado que a mãe da criança estaria internada devido à dependência química.
Mas, na verdade, a ex de seu marido estava morando na mesma casa da criança, junto da avó materna.

Brendan, marido de brasileira desaparecida, cortou contato com familiares e amigos de Janaína – Foto: Reprodução/Domingo Espetacular/ND
Marido sumiu após desaparecimento
Geane acionou as autoridades após o desparecimento de Janaína. Ela teria estranhado o sumiço da brasileira, que sempre trocava mensagens com ela.
Quando questionado pela amiga, Brendan disse que ele teria tido uma briga com a brasileira e que, após ela ter pedido, ele deixou a casa.
Brendan, desde então, não retornou o contato dos amigos e familiares de Janaína. Ele não acionou a polícia após o desaparecimento da esposa.
A polícia de Nova Jersey foi até o apartamento em que ambos moravam. Não foram encontrados sinais de arrombamento e violência, ou qualquer pista do caso.
O carro da brasileira desaparecida foi apreendido pelas autoridades. As câmeras de segurança revelaram que Brandon entrou e saiu do apartamento várias vezes na madrugada do desaparecimento.
Não há confirmação que Janaína tenha deixado o prédio.

Brasileira desaparecida passava por crises no casamento – Foto: Desaparecida-nos-EUA
Investigações continuam
A polícia dos Estados Unidos não dá detalhes sobre a investigação. O filho de Janaína, Eduardo Gonçalves, foi para o país norte-americano fazer um exame de DNA para ajudar com as investigações.
Segundo Eduardo, os vizinhos do casal afirmaram que houve uma briga no dia do desaparecimento.
A família e amigos procuraram a representação diplomática do Brasil nos Estados Unidos.
Em nota, o Ministério das Relações Exteriores informou que “tem conhecimento do caso e está em contato com a família da brasileira, a quem presta assistência consular, e com as autoridades locais”.
Casos suspeitos envolvendo o marido da brasileira desaparecida
Brendan não fala com os irmãos desde a morte do pai em 2018. Ele teria furtado U$ 100 mil e um carro da herança. A mãe de Brendan desapareceu em 1997, e o caso nunca foi concluído.
*Com informações de Domingo Espetacular