“Ella”, ambientada num galinheiro, traz nuances de uma vida aprisionada em si

Espetáculo inédito do Teatro Sim… Por Que Não?!!! estreia no dia 2 e segue em cartaz até 18 de maio em Florianópolis; no elenco os atores Berna Sant’Anna e Nazareno Pereira

Florianópolis recebe a partir do dia 2 de maio a primeira montagem brasileira do texto “Ella” escrito por Herbert Achternbusch. Com direção de Vicente Mahfuz, a peça, que tem no elenco os atores Berna Sant’Anna e Nazareno Pereira, marca o retorno do Teatro Sim… Por Que Não?!!! aos palcos com um espetáculo inédito. Os ingressos a partir de R$25 estão disponíveis no site sympla.com.br/produtor/teatrosimporquenao.

De acordo com Mahfuz, a montagem catarinense constrói uma experiência sensorial e afetiva que não apenas atualiza, mas amplia a potência do texto original, transformando-o num espelho inquietante do agora. “Nossa encenação é atravessada por influências do expressionismo e do simbolismo, investindo em contrastes visuais, ângulos extremos e na sensação de inevitabilidade. Não importa para onde Ella tente seguir, sua vida parece condenada à repetição. Como romper esse ciclo?”, indaga o diretor.

“Ella”, que tem como cenário um galinheiro, mergulha nos fragmentos da memória de uma mulher que se recusa a desaparecer. Entre lembranças partidas, dor e lampejos de lucidez, ela tenta reconstruir quem foi — e quem ainda pode ser — diante de uma história que tantos preferem esquecer. “Com linguagem vibrante e forma não convencional, a peça atravessa temas como silenciamento, identidade e resistência, convidando o público a olhar para dentro e ao redor. É uma experiência intensa e profundamente significativa para o mundo de hoje, que nos faz lembrar: apagar uma história não apaga quem a viveu”, compartilha o diretor e dramaturgista da peça.

Temporada em Florianópolis

A estreia de “Ella” será na sexta dia 2 de maio, às 20h no Teatro Álvaro de Carvalho (TAC), que fica na Rua Marechal Guilherme, 26, no Centro de Florianópolis. Haverá sessões no sábado, 3, às 20h, e no domingo, 4, às 18h. A classificação é de 14 anos e o espetáculo tem duração de 70 minutos.

A temporada segue depois para o Teatro da Ubro (Rua Pedro Soares, 15, Centro). As sessões serão nos dias 8, 9, 10, às 20h, no domingo, 11, às 18h, e nos dias 15, 16 e 17 de maio, às 20h, e no dia 18 de maio, às 18h. Os ingressos, a partir de R$25, estão disponíveis no site do Sympla (sympla.com.br/produtor/teatrosimporquenao. )

“Ella” será apresentado ainda nas cidades de Benedito Novo, Laguna e Palhoça. No @teatrosimporquenao é possível acompanhar a programação completa e todas as novidades do Grupo.

Com realização do Teatro Sim… Por Que Não?!!!, a proposta cultural conta com recursos do Governo do Estado de Santa Catarina, pela Fundação Catarinense de Cultura (FCC), por meio do Programa de Incentivo à Cultura – Edição 2024. Os incentivadores são a Celesc e a Dominik Metalcenter e os apoiadores são Lojas Koerich, Fundação Cultural Franklin Cascaes e Prefeitura de Florianópolis.

Teatro Sim… Por Que Não?!!!

Fundado em 1986, em Florianópolis, é um grupo teatral que, ao longo de sua trajetória, se destacou pela experimentação e pesquisa de diferentes linguagens cênicas. No repertório estão mais de 12 montagens, como “A Farsa do Advogado Pathelin”, “Hiportemia”, entre outros. A companhia já atuou em espaços não convencionais e explorou tragicomédia, pantomima e comédia inglesa em suas produções.

Em 2016, celebrou 30 anos de atividades ininterruptas, sendo condecorada com a Medalha de Personalidade das Artes Cênicas pela Academia Catarinense de Letras e Artes (ACLA). Como parte das comemorações, foi publicado o livro Teatro Sim… Por Que Não?!!! – Caminhos e Processos: 30 anos de Atuação, escrito por Vera Collaço e Éder Sumariva.

O grupo já apresentou seus espetáculos em 17 estados brasileiros e nos principais festivais nacionais e internacionais, acumulando 27 prêmios e representando o Brasil em eventos na França e Argentina. Durante anos, promoveu o Festival Itinerante de Teatro, levando seus espetáculos a 160 cidades catarinenses, incluindo aquelas com menor índice de desenvolvimento humano (IDH).

Uma de suas marcas é a longevidade das montagens: “A Farsa do Advogado Pathelin”, por exemplo, estreou em 1996 e segue sendo apresentada até hoje. A companhia mantém um compromisso com a democratização da cultura, garantindo o acesso do público a produções teatrais que dialogam com a atualidade.

Ficha técnica

Direitos de apresentação: S. Fischer Verlag GmbH, Frankfurt am Main, Alemanha

Autor: Herbert Achternbusch

Tradução: Maria Aparecida Barbosa

Direção: Vicente Mahfuz

Diretor assistente: Júlio Maurício

Dramaturgista: Vicente Mahfuz

Preparação corporal: Vicente Mahfuz

Elenco: Berna Sant’Anna e Nazareno Pereira

Cenografia: Fernando Marés

Iluminação: Domingos Quintiliano

Figurinista: Melissa Versari

Consultoria artística do figurino: Luiz Fernando Pereira (LF)

Confecção de chapéu: Andréia R. Campos

Trilha sonora: João Medeiros

Montagem e operação de iluminação: Iscarlat Lemes

Operação de som: João Medeiros e Mateus Lanzarin

Construção do cenário: Fabiano Hoffmann

Cenotécnico: Sérgio Cândido

Marcenaria: Eduardo Henrique Silveira

Fotografia: Luiza Filippo e Sérgio Vignes

Intérprete de libras: Bárbara Peres

Costureira: Iraci Goulart

Costureira da rotunda: Rose Mathias

Taxidermia: João Eudes Firmino

Projeto gráfico: Maurício Peixoto

Assessoria de comunicação: Juliano Zanotelli e Leticia Bombo

Locução: Ana Paula Possapp

Contabilidade: Janaina Romão

Elaboração de projeto/captação: Maria Teresa L. Collares/Rede Marketing Cultural

Equipe de produção: Júlio Maurício e Nazareno Pereira

Agradecimentos: Escola Livre de Artes (ELA), Alencar Araujo Rosa, Rolney Barreto, Margarida Saraiva, Nelson Zunino Duarte, Josiane Oliveira Duarte, Jorge Luiz Vanuci Baixo, Simone Simon e Antônio Marcos

O post “Ella”, ambientada num galinheiro, traz nuances de uma vida aprisionada em si apareceu primeiro em Deolhonailha.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.