Florianópolis: Casan começa construção das unidades de tratamento terciário na ETE João Paulo

Foto: Acervo CASAN

As obras na Estação de Tratamento de Esgoto do João Paulo, em Florianópolis, seguem avançando com o início da construção de novas unidades de depuração de efluentes. A Casan está realizando escavações para executar o bloco de coroamento da fundação do Decantador Lamelar, unidade de tratamento terciário responsável pela separação de sólidos suspensos no efluente.

As unidades de tratamento terciário adicionam uma etapa avançada de depuração que possibilita a remoção de poluentes específicos e patógenos do efluente que não foram eliminados nas etapas de tratamento convencionais. O tratamento terciário tem alto grau de eficiência, transformando o efluente final em um produto de grande qualidade ambiental que poderá retornar a natureza sem causar riscos à biodiversidade e aos corpos hídricos.

A tecnologia utilizada na ETE João Paulo terá capacidade de desinfecção por raios ultravioleta e remoção dos micronutrientes Nitrogênio e Fósforo, presentes nos produtos de limpeza domésticos. O acúmulo de Nitrogênio e Fósforo no meio ambiente, provocado pelo despejo irregular do esgoto no sistema de drenagem urbano, pode causar a proliferação anormal de algas e plantas aquáticas e a diminuição do oxigênio dissolvido na água, resultando em mortandade de peixes e risco à biodiversidade.

A companhia também trabalha na construção de outras estruturas da ETE ao mesmo tempo. As unidades em estágio de construção mais avançado são a Sala de soprador do desarenador e o Gradeamento e calha parshall, com toda a estrutura de concreto já finalizada. Os dois tanques de aeração, maiores unidades de tratamento da ETE, e o Desarenador estão em fase de acabamento com a estrutura civil quase concluída. Outra unidade que está próxima de atingir o estágio final de construção é o Desaguador mecanizado de lodo. Depois de finalizada a parte civil de construção, serão feitos acabamentos internos, impermeabilização das paredes e as ligações entre as diferentes unidades de tratamento.

A nova ETE terá capacidade média de tratamento de 84,5 L/s e será responsável por atender os bairros João Paulo, Monte Verde, Saco Grande, Cacupé, Santo Antônio de Lisboa e Sambaqui, no Norte da Ilha. As obras de ampliação do sistema de esgotamento sanitário (SES) Saco Grande têm investimento de R$115 milhões, com recursos já garantidos com a Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA).

Adicionar aos favoritos o Link permanente.