Tecnologia catarinense impulsiona eficiência recorde no Porto de Navegantes

O Porto de Navegantes (Portonave) alcançou um novo patamar de excelência operacional graças a uma inovação tecnológica desenvolvida pela empresa catarinense Atomsix, estúdio global de design e tecnologia. O desenvolvimento de um aplicativo redesenhou o sistema de entrada e saída de caminhões nos portões no terminal portuário e reduziu em mais de 50% o tempo necessário para cadastro e registro de veículos e contêineres. Após a implementação, o porto foi eleito o mais eficiente do Brasil em 2024 pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ).

Com uma nova interface, a Portonave registrou um aumento de 66% na movimentação diária de caminhões, saltando de 2.211 para 3.308 em um único dia, e reforçou a posição estratégica de Santa Catarina no comércio exterior. “Nosso foco foi criar um sistema intuitivo e robusto, que simplificasse a operação sem comprometer a segurança e a precisão das informações. Os resultados mostram que acertamos na estratégia”,  comenta Fernando Lima, CTO da Atomsix.

Os impactos não se limitam aos portões. Com uma média de 118 contêineres movimentados por hora por navio, a Portonave também lidera o ranking nacional de produtividade por embarcação, conforme levantamento da ANTAQ no período de janeiro a novembro de 2024. O indicador, que mede a quantidade de movimentos por hora durante as operações de carga e descarga, cresceu 42% em relação a 2023, reflexo da modernização das operações e da tecnologia criada.

Para Jardel Fischer, CTO da Portonave, o projeto representou um marco na gestão do terminal: “a parceria com a Atomsix trouxe uma verdadeira revolução no nosso controle de gate. Conseguimos aumentar a eficiência e reduzir os gargalos operacionais, refletindo diretamente na nossa capacidade de movimentação de cargas”.

A usabilidade e a ergonomia do novo aplicativo permitiu que os operadores dos gates se adaptassem rapidamente à nova ferramenta. Ao acelerar operações logísticas e aumentar a competitividade portuária, o projeto reforça o papel de Santa Catarina como um polo de tecnologia e de excelência em infraestrutura. “O desafio de aprimorar um sistema tão crítico para a logística do porto foi grande, mas a colaboração entre as equipes e o compromisso com a inovação fizeram toda a diferença”, reforça Guilherme Ferreira, CEO da Atomsix.

Após firmar sua expertise global atendendo gigantes do Vale do Silício como Mercedes-Benz, Google e Microsoft, a Atomsix direciona seu olhar estratégico para o mercado brasileiro. “O resultado alcançado no Porto de Navegantes reforça nossa visão de empresa em contribuir ativamente para o desenvolvimento tecnológico e a eficiência de setores do país”, conclui Guilherme.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.