Escola do Ministério Público está com matrículas abertas para nova turma de Pós-Graduação em Ciências Criminais

Curso oferecido prioritariamente a membros e servidores do Ministério Público oferece certificação pela Univali

A Escola do Ministério Público de Santa Catarina, em parceria com a Universidade do Vale do Itajaí (Univali), está com inscrições abertas para a nova turma da Pós-Graduação Lato Sensu em Ciências Criminais, com início previsto para maio de 2025. Com 360 horas de duração, o curso será oferecido na modalidade virtual com aulas síncronas e momentos presenciais pontuais, promovendo flexibilidade e excelência na formação jurídica.

Destinado prioritariamente a membros, servidores, assessores, assistentes e residentes em Direito do Ministério Público, além de alunos egressos da Escola do MP, o curso também abrirá vagas remanescentes ao público externo que atende aos requisitos. As inscrições vão até 19 de maio e devem ser feitas online.

O programa está estruturado em três módulos, que abrangem desde fundamentos do Direito Penal e Processual Penal até temas atuais, como crimes cibernéticos, e relevantes à atuação ministerial, como tribunal do júri, prisões cautelares e o novo papel do Ministério Público diante do Pacote Anticrime. Cada disciplina terá 30 horas de carga horária, com aulas ao vivo, atividades avaliativas e práticas.

A certificação é concedida pela Univali e o curso conta com corpo docente formado por profissionais reconhecidos em todo o país. A proposta é oferecer uma formação que fortaleça a atuação crítica, técnica e ética dos operadores do Direito, em consonância com os desafios contemporâneos da área penal.

“A estrutura curricular foi cuidadosamente pensada para refletir os principais desafios contemporâneos das Ciências Criminais, com disciplinas atuais e abordagem aprofundada. Além disso, reunimos um corpo docente altamente qualificado, com profissionais e acadêmicos que aliam sólida formação teórica à prática.”, afirma Diego Barbiero, diretor da Escola do Ministério Público de Santa Catarina.

O presidente da Associação Catarinense do Ministério Público (ACMP), acredita que a qualificação permanente é um dos pilares da atuação institucional do Ministério Público. “Iniciativas como essa pós-graduação reforçam o compromisso da ACMP em apoiar o desenvolvimento técnico dos seus membros e servidores”, destaca Alexandre Estefani, presidente da Associação Catarinense do Ministério Público.

Sobre a Escola do MPSC
Criada em 1987 e administrada pela Associação Catarinense do Ministério Público (ACMP) desde 1995, a Escola do Ministério Público de Santa Catarina tem como missão contribuir para o aperfeiçoamento profissional de membros do MP e da comunidade jurídica. Reconhecida por sua excelência acadêmica, a Escola promove cursos preparatórios, pós-graduações e eventos temáticos voltados à prática jurídica e ao fortalecimento da atuação institucional do Ministério Público.

O post Escola do Ministério Público está com matrículas abertas para nova turma de Pós-Graduação em Ciências Criminais apareceu primeiro em Deolhonailha.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.