Estreia da obra que celebra o patrimônio imaterial e as memórias de gerações é nesta quarta, dia 7, em Jaraguá do Sul
Criado em 2023, o espetáculo teatral “Vozes e Memória” é um convite para vivenciar as histórias e tradições contadas por antigos moradores de cidades catarinenses. Através de narrativas autênticas, a peça desvela memórias das paisagens, heranças culturais, costumes e causos locais que conectam gerações. A estreia do projeto será no dia 7 de maio, em Jaraguá do Sul e seguirá em turnê para oito cidades de SC. Todas as apresentações são gratuitas e a classificação é livre.
> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBV Online em primeira mão
Segundo a atriz Lieza Neves, que está no elenco junto dos atores Patricia Souza e Emiliano de Souza, o espetáculo, que tem caráter de contação de histórias, valoriza a oralidade como meio de preservar e compartilhar o Patrimônio Imaterial presente nas memórias e experiências dos moradores antigos das comunidades catarinenses. “
A primeira apresentação de “Vozes e Memória” será às 10h20 da quarta-feira, 7 de maio, no Auditório do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), que fica na Avenida Getúlio Vargas, 830, no Centro de Jaraguá do Sul. No mesmo dia, às 13h30, será realizada uma segunda apresentação. Os interessados em assistir ao espetáculo precisam acessar o link que está disponível na bio do @vozesememoria ou no site vozesememoria.com. Durante a reserva dos ingressos é possível solicitar tradução em Libras ou audiodescrição.
Ainda durante o mês de maio o espetáculo terá duas apresentações no dia 28 na cidade de Tijucas. As sessões acontecem às 14h e às 19h no Sesc Ler Tijucas, que fica na Rua João Policarpo Pacheco, 250, no Bairro da Praça.
Agenda
Nos meses de junho e julho o trio de atores, que teve o diretor Jefferson Bittencourt como preparador cênico, leva o “Vozes e Memória” para Blumenau, Brusque, Florianópolis, Itajaí, Joinville, São João Batista e Rio do Sul.
O projeto, que visa não só resgatar, mas também celebrar as histórias que fazem parte da identidade cultural de Santa Catarina, é realizado com incentivo da Celesc, via Programa de Incentivo à Cultura (PIC) da Fundação Catarinense de Cultura e Governo do Estado de Santa Catarina.

Conclave: Como ocorre a escolha do Papa
Realizado na Capela Sistina, no Vaticano, o Conclave reúne cardeais do mundo inteiro com protocolos rigorosos e vigilância absoluta
O processo de escolha do novo Papa é um dos rituais mais solenes e sigilosos da Igreja Católica. Neste ano, 133 cardeais têm a responsabilidade de eleger o 267º sucessor de São Pedro. A votação é realizada através de…