

Emergência em saúde: veja medidas que podem ser tomadas em Itajaí após decreto – Foto: Reprodução/Freepik/ND
Nesta última segunda-feira (05), o Município de Itajaí decretou estado excepcional de emergência em saúde devido ao aumento expressivo e abrupto dos casos de SRAG (Síndrome Respiratória Aguda Grave).
Segundo a prefeitura, esta medida foi tomada em meio à grande demanda por atendimento em toda a rede de saúde e hospitalar da cidade.
Veja medidas que podem ser tomadas em Itajaí após decreto
O Município de Itajaí explica que, após o decreto, a cidade está autorizada a realizar contratações emergenciais e temporárias, essenciais para o enfrentamento das síndromes respiratórias.
Além disso, os hospitais devem adotar medidas urgentes para disponibilizar, com prioridade, leitos com suporte ventilatório e de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) para os casos de SRAG.

Itajaí decreta emergência em saúde – Foto: Secom Itajaí/Divulgação
Conforme a prefeitura, as ações serão coordenadas pela Secretaria Municipal de Saúde, que neste momento atua com foco no atendimento de crianças, idosos e demais públicos vulneráveis às doenças.
Itajaí decreta emergência em saúde; veja dados
Dados do município apontam que no mês de abril foram 583 casos de influenza A e B atendidos em ambulatórios. Além disso, foram 131 internações por doenças virais, representando quase o dobro do ano anterior na mesma época (68 internações).

Emergência em saúde: crianças e idosos fazem parte do público vulnerável – Foto: Gustavo Fring/Pexels/Stefano Oppo/ND