

Paisagens, infraestrutura e gastronomia estão entre os fatores que fazem o turismo internacional em Santa Catarina crescer expressivamente – Foto: Freepik/ND
As paisagens deslumbrantes, a infraestrutura acolhedora e uma combinação única de cultura, natureza e gastronomia fizeram o turismo internacional em Santa Catarina crescer expressivamente em 2025. Entre janeiro e abril deste ano, o estado recebeu aproximadamente 493 mil turistas estrangeiros – um crescimento de 67,5% em relação ao mesmo período de 2024, quando foram registrados cerca de 294 mil visitantes.
Santa Catarina se destaca como um dos destinos favoritos de turistas sul-americanos em 2025. A Argentina lidera o ranking, com 360 mil visitantes nos quatro primeiros meses do ano. Em seguida, estão Chile, Uruguai, Paraguai e Estados Unidos, que, juntos, somaram 113 mil turistas oriundos da América do Sul no mesmo período.
Os dados foram levantados pela Embratur, com informações da Polícia Federal e do Ministério do Turismo.

Sucesso do turismo internacional em Santa Catarina reflete cenário nacional – Foto: Leo Munhoz/Arquivo/ND
Sucesso do turismo internacional em Santa Catarina reflete cenário nacional
O desempenho catarinense acompanha a curva positiva do turismo internacional em todo o Brasil. Nos quatro primeiros meses de 2025, o país recebeu 4,4 milhões turistas estrangeiros, o maior número já registrado para o período – um aumento de 51% em relação ao mesmo período em 2024.
A meta estabelecida pelo Plano Nacional de Turismo é de 6,9 milhões de visitantes internacionais, ou seja, apenas no primeiro quadrimestre, cerca de 64% da meta já foi cumprida.