Com maré alta, Epagri alerta para risco de alagamentos a partir desta quarta

O fenômeno acontece devido à influência da maré viva (maré de sizígia) e de ventos do quadrante Sul, que provocam empilhamento da água marinha na costa.
Previsão é de ondas de 2,0 a 2,5 m próximo ao litoral - Flávio Tin/ND

A Epagri/Ciram informou que há risco de alagamentos devido à maré alta nas regiões mais baixas do litoral catarinense entre esta quarta (13) e sexta-feira (15). O fenômeno acontece devido à influência da maré viva (maré de sizígia) e de ventos do quadrante Sul, que provocam empilhamento da água marinha na costa. A previsão é de ondas de 2 metros a 2,5 metros próximo ao litoral.

Os locais de maior risco, de acordo com informações da Epagri/Ciram, são os próximos a desembocaduras de rios, rodovia Diomício Freitas e praias do Sul da Ilha.

Nesta quarta-feira, no decorrer do dia, o Sol aparece acompanhado de muitas nuvens na maioria das regiões de SC. A mudança no clima acontece devido à influência de uma massa de ar frio de origem polar, que avança por Santa Catarina e também deve baixar as temperaturas no Estado.

Há condição de geada ampla prevista a partir da quinta-feira (14) das áreas altas do Oeste ao Planalto e de forma isolada em Florianópolis, especialmente na sexta-feira e no sábado (16). As temperaturas continuam baixas e mais nuvens e nevoeiros devem se formar na madrugada e manhã, com presença de Sol em todas as regiões no decorrer do dia

Ainda segundo a Epagri/Ciram, as condições climáticas devem favorecer a pesca das tainhas no Estado. “Associada ao vento Sul, a maré alta aumenta a expectativa de melhora na captura das tainhas na próxima semana no estado de Santa Catarina”, comunicou.

Fonte: ND Online. 

DuBairro,

Adicionar aos favoritos o Link permanente.