Abertura do Concasan terá pesquisadora portuguesa

Na abertura do Congresso Catarinense de Saneamento, pesquisadora portuguesa fala sobre como tornar a gestão da água sustentável
Congresso Catarinense de Saneamento – Concasan

A representante do Gabinete Municipal de Meio Ambiente da cidade de Lisboa, a portuguesa Sofia Cordeiro, é a convidada para a abertura nesta quarta, dia 6, do 2º Congresso Catarinense de Saneamento. O evento será nos dias 6, 7 e 8 de junho em Florianópolis. Sofia apresenta os princípios para as Cidades Conscientes na Gestão da Água, uma inspiração para as cidades catarinenses. Sofia é responsável pela implementação do programa da International Water Association (IWA) na capital portuguesa e irá compartilhar as ações que a cidade europeia está desenvolvendo para tornar a gestão da água sustentável.

Os programas da IWA estabelecem agendas de mudança sobre temas-chave para um mundo com recursos hídricos que contribuem para o desenvolvimento sustentável. Esses programas são: Bacias do Futuro, Cidades do Futuro e Serviços de Água e Saneamento.

O Congresso Catarinense de Saneamento – Concasan é um dos principais eventos da área no Brasil e transforma Florianópolis na Capital Brasileira do Saneamento e no principal palco de debate de temas ligados à água e ao esgoto. A programação conta com especialistas da Dinamarca, Estados Unidos, Inglaterra e Portugal, além de pesquisadores considerados referência no Brasil.

A solenidade de abertura terá a presença do Governador do Estado, Eduardo Pinho Moreira; do Prefeito de Florianópolis, Gean Loureiro; do presidente do Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina, Alexandre Waltrick; além do Presidente Casan, Adriano Zanotto e outras autoridades do Estado.

Programação

Quarta, dia 6
9:00 às 14:00: credenciamento
14:00 às 15:00: Solenidade de Abertura (Governador do Estado, Prefeito de Florianópolis, Presidente da CASAN e demais autoridades)

15:00 às 15:30 Abertura da Feira

15:30 às 17:00: Palestra Magna: WATER WISE CITIES – Princípios para cidades conscientes na gestão da água, o caso de Lisboa. Sofia Cordeiro, do Gabinete de Meio Ambiente da cidade de Lisboa

18:00 – 21:00: Conferência Municipal de Saneamento de Florianópolis

Quinta, dia 7
08:30 – 10:30: Sessões Técnicas
10:30 – 12h00: Plenária sobre Gestão e Recarga de Aquíferos, com Gustavo Athayde (UFPR – Brasil), Nilson Guiguer (UFSC – Brasil) e Sandy Scott-Roberts (OCWD – California, EUA)
14:00 – 16:30: Sessões Técnicas
16:30 – 18:00: Painel ABES: Controle e redução de perda da água, com Adalberto Cavalcanti Coelho (COMPESA-PE – Brasil), Mário Baggio (Water Database – Brasil)

Sexta, dia 8
08:30 – 10:30: Sessões Técnicas
10:30 – 12h00: Plenária sobre Novas abordagens sobre tratamento de esgoto, com Marcos Von Sperling (UFMG – Brasil) e Carlos Arias (Aahrus University, Dinamarca).

14:00 – 16:30: Sessões Técnicas
16:30 – 18:00: Construindo uma cidade Lixo Zero, com Richard Anthony (EUA), fundador da Zero Waste International Alliance, e Mal Willians (Reino Unido), diretor executivo do The Zero Waste International Trust.

Agende-se

O quê: 2º Congresso Catarinense de Saneamento – Concasan
Quando: 6, 7 e 8 de junho
Onde: Centro de Eventos Luiz Henrique da Silveira, Canasvieiras, Florianópolis
Informações e programação: http://concasan.com.br/

Fonte: Jornalista Carol Macário.

DuBairro, DuBairroSaneamento,

Adicionar aos favoritos o Link permanente.