

Alunos com TEA de Gaspar participam de atividade inclusiva fora da sala de aula – Foto: Divulgação/Prefeitura de Gaspar/ND
Um momento especial transformou a rotina dos alunos com TEA (Transtorno do Espectro Autista) do CDI (Centro de Desenvolvimento Infantil) Maria Salete Oliveira Pereira, localizado em Gaspar, no Vale do Itajaí.
Em um dia repleto de descobertas e estímulos, elas trocaram a sala de aula por uma vivência em um hotel fazenda da cidade. Acompanhadas pelas auxiliares de Educação Especial, Karina e Nalanda, pela professora de Atendimento Educacional Especializado, Taila, e pela coordenadora pedagógica, Odette Jaqueline, a atividade foi cuidadosamente planejada para promover experiências significativas.
Mais do que um simples passeio, a iniciativa proporcionou uma imersão sensorial e inclusiva. Em contato com um novo cenário, as crianças tiveram a oportunidade de explorar diferentes estímulos visuais, táteis, auditivos e motores, ampliando sua percepção do ambiente e interagindo com a diversidade de maneira espontânea e respeitosa.
Veja as fotos da experiência fora da sala de aula dos alunos com TEA
Para a coordenadora Odette Jaqueline, o objetivo foi justamente proporcionar esse tipo de vivência.
“Momentos como esse, fora do ambiente escolar, são fundamentais para que as crianças desenvolvam autonomia, autoconfiança e habilidades sociais. A convivência em diferentes ambientes ajuda na adaptação e mostra que todos nós fazemos parte de uma mesma sociedade, cada um com suas particularidades e potencialidades”, comenta.