

Obras no trecho eram aguardadas há anos por motoristas da região – Foto: Eduardo Valente/Secom/ND
Motoristas que planejam acessar Itajaí e Brusque terão que ficar atentos a partir desta quinta-feira (12). A Arteris Litoral Sul divulgou alterações no trânsito que serão feitas na intersecção da rodovia com o SC-486 (Antônio Heil) para a construção de um viaduto pelo Governo do Estado.
Os bloqueios ocorrerão até a próxima terça-feira (17), das 6h às 18h, para movimentação e lançamento das vigas longarinas que compõem o novo viaduto.
Confira as alterações de trânsito no acesso de Itajaí e Brusque
Nos dias 12, 13, 16 e 17 os dois acessos (Itajaí -> Brusque, e Brusque -> Itajaí) na SC-486, vão operar em sistema pare e siga, com duração média de 15 minutos em cada bloqueio.

Arte mostra como deverá ficar o trânsito com o sistema de pare e siga. – Foto: Divulgação/Arteris/ND
Já nos dias 14 e 15 (sábado e domingo), o tráfego de quem vem pela rodovia Antônio Heil, de Brusque sentido Itajaí, será direcionado para a BR-101, no sentido Sul.

Motoristas devem ficar atentos também durante o fim de semana. – Foto: Divulgação/Arteris/ND
Da mesma forma, quem vem pela BR-101, no sentido Sul, para acessar Itajaí, poderá fazer o retorno no km 125,4, ou acessando Itajaí pela saída 124.
Para aqueles que estiverem em Itajaí e desejarem acessar Brusque, ou a BR-101 no sentido Sul, o desvio será feito provisoriamente pelo sentido oposto da Antônio Heil, com bloqueios temporários para as operações de transporte e içamento das vigas.
Entenda a obra da interseção da Antonio Heil
A obra será responsável por interligar o acesso de Itajaí e Brusque com a construção de um trevo acoplado à rodovia BR-101 e que inclui ainda mais duas alças de acesso à BR-101, promovendo mobilidade ao tráfego de veículos na região.
O projeto entrou nas obras previstas pelo programa “Estrada Boa”, anunciado em 2023. A Ordem de Serviço para o início das obras foi assinada em 1º de outubro de 2024, durante evento realizado na Associação Empresarial de Itajaí.
Com uma extensão total de 1,3 km, o projeto inclui uma ponte sobre o rio Canhanduba II, com 40,4 metros, e dois viadutos, cada um com 210,4 metros. O investimento soma mais de R$ 60 milhões.
Com isso, não haverá mais cruzamento de veículos no mesmo nível e o trânsito terá mais fluidez, evitando congestionamentos e acidentes.