Casan inaugura novo Centro de Controle Operacional em Florianópolis

“Agora, a solução da Casan para problemas de água e esgoto virá antes mesmo do chamado do cliente.” Foi com essas palavras que o diretor de Operações da Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan), Pedro Joel Horstmann, anunciou, junto ao diretor-presidente Laudelino Bastos, a inauguração do novo Centro de Controle Operacional, na manhã desta segunda-feira, 15.

Sediado no Centro Integrado de Operação e Monitoramento (CIOM) na parte continental de Florianópolis, o Centro de Controle Operacional vai supervisionar uma área que se estende da Região Metropolitana da Capital até o Litoral Norte do estado, dentro da chamada Superintendência Regional de Negócios da Região Metropolitana (SRM). Ao todo, serão 18 agências, 19 Estações de Tratamento de Água, 24 Estações de Tratamento Esgoto e 195 Estações Elevatórias de Esgoto de todo o estado sob os olhares do novo Centro.

Além disso, o Centro também terá controle sobre 98 reservatórios, 63 poços e 195 sistemas de bombeamento de água. As atividades serão realizadas sete dias por semana e 24 horas por dia, por meio de uma equipe técnica analisando nas telas do Centro os pontos de atividade da Casan. Com esse monitoramento, a Companhia busca uma rápida identificação de problemas, reduzindo manutenções, emergências para recuperação do abastecimento, diminuição de perdas de água e extravasamentos em sistemas de esgoto, entre outras ocorrências.

Comparado ao método anterior de supervisão, o novo Centro também torna a resposta da Companhia consideravelmente mais ágil.  “Antigamente a gente funcionava com operador volante, isto é, um servidor que ia com veículo e passava por cada ponto, estação, elevatória. Se ele passava às 8h da manhã, só ia passar no outro dia às 8h da manhã novamente, e aí avisar do problema”, explicou o diretor Pedro Joel.  “Agora, com essa nova tecnologia, fica uma equipe técnica fazendo o monitoramento, e se houver alguma irregularidade já se aciona a equipe eletromecânica pra fazer a correção de imediato.”

Mais tecnologia

Para além do monitoramento, a tecnologia aparece novamente no suporte do Centro ao trabalho operacional. Todos os dados e backup do centro serão armazenados em nuvem, garantindo maior possibilidade de acompanhamento, automação e controle das unidades. “Quando o governador Jorginho me colocou à frente da Casan, enfatizou muito a questão da eficiência, e para a gente a tecnologia é a solução, colocando efetivamente a Casan no lugar dela”, colocou o diretor-presidente Laudelino.

Depois do Centro de Controle Operacional instalado em Florianópolis, o objetivo da companhia é implantar monitoramentos similares em todas as demais Superintendências pelo estado. Segundo o diretor-presidente, a próxima a ser inaugurada será na região de Rio do Sul, na Superintendência Regional de Negócios Norte / Vale do Itajaí, para depois também avançar na supervisão remota nas superintendências regionais do Sul/Serra e do Oeste.

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