Se ele estivesse entre nós!

Célio Roberto Velho

No inicio desda semana, eu, estava pensando em uma pessoa que não conhecemos pessoalmente, mas sabemos que é um homem responsável, pela descobreta da cidade onde vivemos, trabalhamos, onde muitos conquistão um diploma de curso superior, ai, podemos disse; é um(a) doutor(a), médico (a), um engenheiro (a) Teologo (a), quantas outras profissões não é mesmo?

Aqui não estou falando em religião, nem em Jesus Cristo, Deus, ou outras divindades. Mas quero disse, se, essa pessoa estive entre nos hoje, o que você diria, a essa pessoas, que foi  e, é uma pessoa muito importe no desenvolvimento dos primeiros anos da cidade onde moramos, trabalhos, namoramos, muitos construir uma linda família.

 

Se ele estivesse entre nós, hoje, vendo tudo como esta essa cidade, tenho por certo que ficaria muito feliz ao ver, como uma ilha que era só mato, quando ele, chegou aqui para viver com sua esposas e filhos e filhas, e mais outras pessoas que aqui chegaram para construir uma linda vila que se tornaria uma cidade, nem os primeiro que chegarão aqui sabia que um dia essa ilha seria uma capital brasileira.

 

Então estava pensando, no inicio desda senama, se ele estivesse entre nós? o que você diria a ele, (esse homem), que viveu aqui na ilha uns 10 anos, no lugar onde ele, viveu com sua família daquele tempo, hoje estava localizado proximo a beira-mar norte uma área nobre da cidade.

 

Ele morou em um casa simples, naquele tempo,  ainda seria 90% da cidade era tudo mato, se hoje ele estivesse aqui vivendo morando no mesmo local de uns anos atrás, o que poderia conversar, e ver como ele, estaria feliz, ao ver como uma vila, tornou-se uma metropolis brasileira com mas de meio milhão de pessoas vivendo e construindo a vida, e tocando  cidade para frente.

Se esse homem estivesse entre nós, com certeza seria respeito por todos, os moradores da cidade, até por quem vem visita , e passar uns dias de férias com a família, já que a ilha recebe um numero grande de visitante na temporada de verão, achou que chegar a um milhão de pessoas na cidade.

Você pode pergunta, mas quem é ele, qual o nome dele, onde ele estaria hoje? Pois é! se ele estivesse entre nós, seria uma pessoa bem respeitada, querida, amada, e com certeza sua descendência também deveria ou deve ser respeitada onde estive!

 

Hoje, ele não estava entre nós, como uma pessoa humana com espirito de vida, que temos, mas podemos disse, em outras palavras que talvez ainda seu espirito viver na ilha, sem a gente mesmo perceber, ou ver, sentir, o agir dele, o mover das águas, doces e salgadas, que tem em nossa ilha.

 

Uma coisa é certa, ele não estaria entre nós, mas seus ossos e sua carne que virou pó, estaria ou sempre estive, ou melhor esta entre nós, sem saber o local onde seus ossos vivem entre nós mesmo que tenha passado muito anos e muito tempo, mas é certo que ele sempre esteve e esta entre nós.

Hoje no seculo 21, podemos ver como ele era, quando sai de são vicente em São Paulo, com destino para viver e mora nessa terra, e faze dela uma vila, sua estatua esta localiza na área central da capital hoje.

Quem é ele? podemos disse que é: Francisco  Dias Velho.

 

 

 

 

 

 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.