Ministro da Previdência e presidente do INSS visitam Florianópolis 

Autoridades desembarcam na capital catarinense na próxima segunda-feira (11) para participar da posse no novo superintendente regional do INSS

O ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, e o presidente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Alessandro Stefanutto, estarão em Florianópolis na próxima segunda-feira (11). Eles chegam à capital catarinense para participar da cerimônia de posse do novo superintendente regional do INSS, Alberto Alegre. O evento que reunirá diversas autoridades regionais e nacionais acontece às 14h30, no auditório do Senac – Campus Prainha (Rua Silva Jardim, 360 – Centro).

Paranaense nascido em Curitiba, Alegre fixou residência no Rio Grande do Sul, em 1977. Integrando a equipe de servidores públicos do INSS desde 1986, já ocupou os cargos de coordenador do Programa de Educação Previdenciária; gerente-executivo na cidade de Canoas (RS) e coordenador-geral de Gerenciamento do Pagamento de Benefícios. Atuou ainda como gerente de projetos do então Ministério de Desenvolvimento Social – atual Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania. No mesmo órgão, trabalhou nas ações de interiorização dos venezuelanos na Região Sul junto às Organizações das Nações Unidas (ONU) e assumiu o cargo de diretor da Rede Sócio-Assistencial.

 

Sobre as perspectivas à frente do cargo de superintendente da Regional Sul do INSS, Alegre afirma que prefere trocar a palavra desafio por oportunidade. “Terei a oportunidade, juntamente com os demais gestores, de atender de uma forma mais direta uma camada muito grande da população que é vulnerável e que está distante dos meios digitais. Pretendemos abrir outras portas para oportunizar o acesso à informação acerca daquilo que os cidadãos precisam fazer para ter acesso aos benefícios previdenciários”, enfatiza.

 

Ele cita como exemplo, o repasse de informações acerca da legislação criada para beneficiar motoristas de aplicativos. “Estão sendo bastante divulgados os direitos que eles terão, mas antes disso existe um dever a ser cumprido. Esses motoristas vão bater no prédio do INSS ou procurar informações no aplicativo Meu INSS e a gente precisa estar preparado para prestar as orientações não somente a esse público, mas a todos que são segurados do INSS ou que pretendem ser”, ressalta.

 

Como estratégia para ampliar o acesso aos serviços ofertados pelo INSS para a população do Sul do país que reside fora dos grandes centros, Alegre afirma que investirá em acordos com prefeituras dos três Estados. “Temos mais de 200 Agências da Previdência Social espalhadas pelo Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina e uma diversidade muito grande de tipos de segurados. Nossa meta é constituir mais acordos de cooperação técnica junto às prefeituras municipais para levar atendimento a moradores de municípios que não contam ainda com uma agência do INSS”, adianta.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.