VÍDEO: Nevoeiro ‘esconde’ praia de Canasvieiras e clima nebuloso segue neste início de agosto

Em mais um amanhecer “tímido” do mês de agosto em Florianópolis, o nevoeiro encobriu uma das praias mais movimentadas da Ilha. O jornalista e fotógrafo capturou o momento neste domingo (4), em Canasvieiras.

Domingo amanheceu encoberto por nevoeiro em Canasvieiras

Domingo amanheceu encoberto por nevoeiro em Canasvieiras – Foto: Reprodução/Ricardo WEGrzynovski/ND

Segundo a ClimaTempo, o nevoeiro é a umidade que se condensa próximo ao solo, formando gotículas de água suspensas na superfície.

Para que o fenômeno se forme, a umidade do ar precisa estar acima de 90%, com ventos fracos e baixa temperatura.

Nevoeiros em SC no mês de agosto

A Defesa Civil também explicou que no Estado, são dois tipos de nevoeiros mais comuns: de radiação e marítimo, sendo o último mais comum na Grande Florianópolis.

Nevoeiro cobrindo Florianópolis

Nevoeiro cobrindo Florianópolis – Foto: Diogo de Souza/ND

“O nevoeiro de radiação é um espetáculo típico das madrugadas de inverno. Imagine uma noite de céu limpo e estrelado. Durante essas noites, a superfície terrestre perde calor rapidamente por irradiação, esfriando consideravelmente. Este resfriamento faz com que o vapor d’água presente no ar se condense em pequenas gotículas, formando uma camada densa de nevoeiro”, afirmou o meteorologista Felipe Theodorovitz.

O nevoeiro marítimo ocorre quando correntes de ar quente e úmido do oceano se encontram com águas mais frias, resultando na condensação do vapor d’água presente no ar.

“Este tipo de nevoeiro pode avançar para o interior, envolvendo cidades costeiras em um manto de névoa”, conclui o meteorologista da Defesa Civil.

Nevoeiro em Canasvieiras

Adicionar aos favoritos o Link permanente.