Eclipse lunar pode deixar o animal estranho?

Nesta terça-feira (17), um eclipse lunar será visível para todo o Brasil. O fenômeno astronômico acontece devido ao alinhamento entre Sol, Terra e Lua.

Algumas pessoas costumam acreditar que os eclipses podem trazer mudanças. Mas você já parou para pensar se os ciclos da lua também podem influenciar no comportamento dos animais?

A montagem da imagem mostra um eclipse lunar e um cachorro labrador uivando

Animais podem ser influenciados pelos eclipses e fases da lua. – Foto: Internet/Reprodução ND

Para a maioria dos animais, a estrutura do seu dia, e do ano, depende do ciclo claro-escuro do sol e da lua. Esses ciclos regulares na duração dos dias dizem aos animais quando eles devem comer, dormir, migrando e quando é hora de procriar.

O ciclo lunar muda o campo magnético da Terra e a atração gravitacional da lua sobre a Terra e nos níveis de luz à noite. Sendo assim, muitas espécies de animais podem detectar essas mudanças e usá-las para sincronizar seus hábitos como a reprodução.

Mas o que acontece com os animais quando a lua ou o sol fazem algo incomum ou inesperado, como um eclipse?

O eclipse lunar

Um eclipse lunar acontece quando a lua, a Terra e o sol estão muito próximos, com a Terra posicionada entre os dois.

Conforme a lua passa atrás de nós, a Terra bloqueia a luz solar de atingir diretamente a lua, fazendo com que um brilho avermelhado apareça.

A imagem mostra uma lua em um eclipse lunar

Eclipse lunar poderá ser visto em todo Brasil nesta terça-feira (17) – Foto: Marcello Casal Jr/ Agência Brasil/ Reprodução/ ND

Conhecidas como “luas de sangue” elas só acontecem em noites de lua cheia.

Efeitos do ciclo da lua no animal

Um estudo de 2010 publicado por Fernandez-Duque, descobriu que os macacos-coruja de Azara – uma espécie tipicamente noturna – pararam de comer na Argentina durante um eclipse lunar, por causa da escuridão.

Sobre os efeitos do ciclo da lua no animal, Fernández explica que: “eles podem ter lutado para ver sua comida ou se sentiram muito nervosos para se mover com segurança entre as árvores”.

Segundo Steve Portugal “cerca de três vezes por ano ocorre uma “superlua”, que é quando a lua cheia coincide com o perigeu – o ponto em que a lua está mais próxima da Terra.

A distância da lua em relação à Terra varia ao longo do mês, porque a órbita da lua não é um círculo perfeito. Durante um evento de perigeu, a lua está cerca de 46.000 km mais próxima da Terra do que durante o apogeu – quando a lua está mais distante da Terra.

Durante uma superlua, os níveis de luz à noite ficam 30% mais brilhantes do que em qualquer outro ponto do ciclo mensal da lua. O estudo recente de Steve descobriu que gansos-bravos, por exemplo, responderam a esses eventos de superlua enquanto passavam o inverno no sudoeste da Escócia.

“Colocamos pequenos dispositivos nos animais para medir seu comportamento e descobrimos que a frequência cardíaca e a temperatura corporal dos gansos aumentaram à noite durante as superluas, quando, tipicamente, nesse horário eles estariam mais tranquilos”.

Humanos e animais sentem os efeitos dos ciclos da lua

Segundo um estudo do Centro Nacional de Informação em Biotecnologia dos Estados Unidos, tanto a fisiologia humana quanto a animal está sujeita a ritmos sazonais, lunares e circadianos.

No animal aquático, como o peixe, o relógio lunar influencia a reprodução – Foto: Freepik/Reprodução/ND

“O ciclo lunar tem impacto na reprodução humana, em particular na fertilidade, menstruação e taxa de natalidade. Os níveis de melatonina parecem estar correlacionados com o ciclo menstrual”.

O estudo também conclui que a admissão em hospitais e unidades de emergência devido a várias causas – eventos cardiovasculares e coronários agudos, hemorragia varicosa, diarreia, retenção urinária – está correlacionada com as fases da lua.

Em animais como os insetos foi descoberto que o ciclo lunar pode afetar as alterações hormonais no início da filogênese, sua constituição genética.

Em peixes, o relógio lunar influencia a reprodução e envolve o eixo que é responsável pela regulação do aparelho reprodutor. Em pássaros, as variações diárias em hormônios como melatonina e corticosterona desaparecem durante os dias de lua cheia.

O ciclo lunar também exerce efeitos em ratos de laboratório com relação à sensibilidade do paladar e à ultraestrutura das células da glândula pineal. Variações cíclicas relacionadas às fases da lua e nos glóbulos vermelhos de ovelhas também foram descobertas.

Foi constatado que a liberação de neuro-hormônios também pode ser desencadeada pela radiação eletromagnética ou atração gravitacional da lua.

Embora o mecanismo exato da influência da lua em humanos e animais aguarde mais exploração, o conhecimento desse tipo de biorritmo pode ser útil para a medicina e em pesquisas envolvendo animais de laboratório.

Efeitos do ciclo lunar nos animais de estimação

A imagem mostra um animal, um cachorro, uivando.

Os cães primitivos uivam com mais frequência que os outros cachorros, com exceção do Lulu da Pomerânia – Foto: Viralataria/Reprodução/ND

É bem comum que veterinários recebam perguntas sobre como a lua cheia afetará o animal de estimação. Mas como eles respondem a uma pergunta como essa? Existe alguma verdade ou apenas mitos e rumores?

Um estudo feito pela veterinária Dra. Raegan Wells sugeriu que as visitas ao pronto-socorro do veterinário durante os três dias em que a lua está cheia aumentam em uma porcentagem impressionante.

Sua pesquisa mostra que houve um aumento de 23% e 28% no número de gatos e cães, respectivamente, no pronto-socorro durante o pico de três noites de lua cheia.

Entretanto, ainda não existem estudos específicos que comprovem que, além da possível confusão do animal pela falta de luz, o eclipse lunar seja prejudicial para o seu animal de estimação.

Embora muitos profissionais do mundo veterinário brinquem sobre as ocorrências estranhas que atendem durante a lua cheia, muitos estudos tem levantado hipóteses sobre os possíveis efeitos que a lua pode ter em seu animal de estimação, isso ainda não foi comprovado cientificamente.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.