Cão herói e fogueira mal apagada: o que a polícia descobriu de incêndio em área ambiental de SC

O incêndio registrado nos Campos do Quiriri, no Norte de Santa Catarina, aconteceu de forma acidental, conforme investigação da Delegacia de Polícia de Garuva com o apoio do Saer (Serviço Aeropolicial) e da Polícia Científica. O caso aconteceu no início de setembro e causou danos à área ambiental.

Incêndio em área ambiental de SC

Cão herói e fogueira mal apagada: o que a polícia descobriu de incêndio em área ambiental de SC – Foto: Internet/Polícia Civil/Reprodução/ND

Após um sobrevoo na região da APA (Área de Proteção Ambiental), realizado na última terça-feira (17), as autoridades confirmaram as causas do fogo que chamou atenção nas redes sociais.


Polícia fez sobrevoo em área ambiental – Vídeo: Polícia Civil/Reprodução/ND

+ Incêndio ‘de cinema’ nos Campos do Quiriri é investigado

Os suspeitos também já foram identificado. Segundo a delegada Tânia Harada, da DIC (Divisão de Investigação Criminal), dois homens paranaenses vieram até a região para acampar. Em certo momento da noite, eles acenderam uma fogueira. Pela manhã, no entanto, acordaram com as chamas atingindo a barraca.

Além da barraca e da vegetação, o fogo também atingiu o carro dos homens, que precisaram descer o campo a pé para conseguir sinal de celular e chamar ajuda. Porém, a dupla não acionou os bombeiros ou outra força de segurança. “Quando conseguiram área de celular, só pensaram em pedir resgate para eles e foram embora”, relata a delegada.

Ainda de acordo com Tânia, mesmo o incêndio não tendo acontecido de forma intencional, ainda pode haver uma imputação de dolo eventual, ou seja, quando a pessoa não realiza algo para obter aquele resultado, mas assume o risco ao fazê-lo. Essa definição dependerá do entendimento do delegado que assumiu o caso.

Cão herói salva homens de incêndio

Os homens estavam acompanhados por um cachorro, que foi essencial para notarem o fogo. “Segundo eles me disseram no interrogatório, eles acharam que a fogueira já estava apagada e foram dormir. Foram acordados pelo cachorro. Se não fosse o cachorro talvez eles tivessem morrido”, conta a delegada.

Imagens das chamas consumindo a vegetação e um veículo no local circularam na internet, principalmente em grupos de WhatsApp. A área atingida pelo incêndio no Quiriri, segundo a Polícia Militar Ambiental, é de aproximadamente 10 hectares. Este montante corresponde à área de, aproximadamente, 10 campos de futebol.

Imagens circulam nas redes sociais – Vídeo: Internet/Reprodução/ND

Adicionar aos favoritos o Link permanente.