Da casa para a rua: como acostumar seu gato a passear com a guia

Quando você pensa em coleiras, provavelmente lembra dos cachorros. Mas você sabia que os felinos também precisam usar guia? Veja as principais dicas para treinar seu gato para andar com guia.

A imagem mostra um gato laranja com uma coleira vermelha.

Existem vários benefícios para o gato que usa a guia. – Foto: Internet/Reprodução ND

Existem vários benefícios para o felino que usa a guia e passeia ao ar livre.

Enriquece a vida do gato

O felino precisa do contato com a natureza, mas para isso é necessário que ele permaneça seguro, por isso o treinamento de guia pode ajudar.

Para o pet, caminhadas ao ar livre usando a guia não só fornece uma maneira de seu gatinho sentir a brisa em seu pelo e grama sob suas patas, mas também ajuda o dono a monitorar onde o animal está indo.

Assim como nós, os gatos precisam tanto de passeios, quanto dormir e comer. Por isso, o treinamento de guia é essencial para manter um estilo de vida saudável para seu pet.

Previne o sedentarismo

Quando ficamos muito tempo dentro de casa, podemos nos sentir desanimados e sedentários. O mesmo acontece com os felinos que, quando não se movimentam, podem desenvolver obesidade, uma doença muito comum na espécie.

A imagem mostra um gato obeso no gramado.

Gatos que não se exercitam tendem a desenvolver obesidade. – Foto: Internet/Reprodução ND

Treinar com guia faz com que você e seu pet se movimentem mais e aproveitem um pouco de sol e os benefícios de caminhadas ao ar livre.

Melhora seu relacionamento

Andar de guia com seu pet é uma ótima maneira de se comunicar ele. Não apenas ele está aprendendo algo novo com o treinamento, mas você também está aprendendo coisas novas sobre ele.

Mesmo se você descobrir que seu bichinho não goste de passeios e prefere ficar dentro de casa, não desanime. Vínculos com os animais podem ser desenvolvidos dentro de casa também.

Reduz o estresse do animal

Gatos que não conseguem expressar seus instintos naturais podem, às vezes, ficar estressados dentro de casa. Mesmo se você tiver brinquedos para estimular o animal, nada substitui a experiência real ao ar livre.

Os animais que anseiam por um gostinho da natureza e gostam de passeios definitivamente experimentarão os benefícios de um tempo seguro com seu dono ao ar livre.

O que você precisa para o treinamento de coleira

O treinamento de guia em felinos é diferente do treinamento em cães, já que os cachorros geralmente se acostumam mais rápido.

gato de coleira – Foto: Internet/Reprodução ND

Existem alguns passos que você pode seguir para tornar o treinamento mais fácil e saudável para o pet.

Passo 1: Acostume o pet a usar o arnês dentro de casa

Coloque o colete no bichano sem a guia presa. Dê a ele um ou dois petiscos com o colete e, em seguida, retire-o lentamente.

Dê petiscos apenas quando o colete estiver colocado, não dê petiscos quando ele não estiver usando. Repita esse processo enquanto aumenta gradualmente a quantidade de tempo que seu gato usa o colete.

Passo 2: Acostume ele a andar na guia (sem tensão) dentro de casa

Depois que o animal estiver confortável com o arnês, prenda a guia ao arnês. Comece permitindo que seu gato ande por aí enquanto você o segue com a guia solta.

Após um curto período, remova o arnês e a guia e repita esse processo por alguns dias até que seu gato esteja relaxado e andando livremente.

Passo 3: Acostume o animal com a tensão da guia dentro de casa

Enquanto supervisiona, permita que seu gato arraste a guia atrás dele ou dela enquanto se move livremente pela casa. Isso permitirá que seu gato se sinta confortável com um pouco de tensão da guia.

Sempre certifique-se de supervisionar isso e nunca deixe uma guia ou peitoral em um gato sem supervisão.

Passo 4: Caminhe com ele no quintal de casa

Em casa, coloque o arnês, a guia e siga seu gato como no Passo 2. Depois que o gato tiver andado um pouco, tente gentilmente levá-lo para outra direção.

A imagem mostra um gato de guia passeando na grama.

Use petiscos para estimular o gato a passear com a guia- Foto: Internet/Reprodução ND

Use guloseimas caídas no chão ou seguradas em seus dedos para atrair seu gato e então recompense-o por se mover, se necessário. Recompense seu amiguinho peludo com elogios e guloseimas se ele andar sozinho também.

Passo 5: Vá para fora

Comece caminhando com o pet até a porta, abrindo a porta e encorajando-o a sair. Para ajudar no processo, jogue um petisco com um pé para fora da porta para atraí-lo.

Se seu gato estiver assustado ou hesitante, não o force a sair. Em vez disso, pare o dia e tente novamente mais tarde.

Certifique-se de levar guloseimas para o bichano nas caminhadas e limite o tempo gasto fora a alguns minutos, para não cansar demais o pet. Quando se trata de treinamento, é muito melhor terminar com uma nota positiva, como um petisco, do que negativa.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.