Mutirão de negociação de dívidas bancárias termina neste sábado; veja como aderir

Está com as contas atrasadas? Então fique atento ao Mutirão Nacional de Negociação de Dívidas e Orientação Financeira, que vai até este sábado (30). A iniciativa envolve mais de 160 instituições financeiras.

Negociação de dívidas bancárias termina neste sábado 930)

Bancos podem reduzir taxa de juros para clientes que aderirem ao mutirão de negociação de dívidas – Foto: Freepik/Reprodução/ND

As dívidas no cartão de crédito, cheque especial, crédito consignado e outras modalidades podem ser negociadas, desde que estejam em atraso e não tenham bens dados em garantia, nem dívidas prescritas.

A negociação de dívidas começou no dia 1º de novembro e os interessados têm até este sábado para tentar um acordo. A lista de instituições participantes está disponível no site.

Cartão de crédito passando em máquina

A negociação de dívidas inclui atrasos no cartão de crédito, cheque especial e crédito consignado – Foto: Ahmad Ardity/Pixabay

O mutirão é uma iniciativa da Febraban (Federação Brasileira de Bancos), em parceria com o Banco Central, a Senacon (Secretaria Nacional do Consumidor) e os Procons (Programa de Proteção e Defesa do Consumidor) do Brasil inteiro.

A última edição negociou mais de 1,6 milhão de contratos em março deste ano. Os clientes podem parcelar o pagamento e ainda obter descontos no valor da dívida, a depender da política dos bancos e instituições financeiras participantes.

O que pode ser negociado?

Homem calcula dívidas e finanças pessoais

Mais de 160 bancos e instituições financeiras participam da iniciativa em todo o país – Foto: Joédson Alves/Agência Brasil/ND

  • Dívidas de cartão de crédito;
  • Cheque especial;
  • Crédito consignado;
  • Outras modalidades de crédito com bancos e/ou instituições financeiras;

Para fazer a negociação de dívidas, é necessário que os contratos estejam em atraso, não envolvam bens entregues como garantia ou que tenham prescrito.

Como pagar

Homem conta notas de R$ 50

Os interessados podem consultar as dívidas pela internet no sistema Registrato do Banco Central – Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil/Reprodução/ND

Os clientes que participarem da ação podem escolher diferentes formas de pagamento oferecidas pelos bancos e instituições financeiras, como o parcelamento, redução na taxa de juros no refinanciamento e até obter descontos no total da dívida.

As negociações podem ser feitas diretamente com os bancos pelos canais oficiais e pela plataforma Consumidor.Gov.Br, desde que o usuário tenha uma conta Prata ou Ouro.

Como consultar dívidas

Cartões de crédito

O último mutirão negociou mais de 1,6 milhão de contratos em março – Foto: Steve Buissinne/Pixabay/ND

As dívidas podem ser consultadas diretamente no sistema Registrato do Banco Central. O consumidor também pode verificar o SCR (Relatório de Empréstimos e Financiamentos) com a conta registrada no Gov.br.

*com informações da Agência Brasil

Adicionar aos favoritos o Link permanente.