Eleições 2024: PT quer eleger em SC o dobro do número de prefeitos eleitos em 2020

O PT (Partido dos Trabalhadores) quer eleger ao menos o dobro de prefeitos nas eleições de 2024 em comparação com o pleito municipal de 2020. A convenção do partido oficializou Lela como o candidato à prefeitura de Florianópolis neste sábado (3).

Convenção do PT lançou candidatos a prefeitos em SC

Convenção do PT ocorreu no auditório do Cesusc sábado – Foto: PT/Divulgação/ND

Conforme Vitor Silveira, presidente interino do PT em Santa Catarina, o partido quer eleger entre 20 a 25 prefeitos no Estado neste ano, mais que o dobro dos eleitos em 2020, 11.

Segundo ele, a estratégia para pequenas cidades de Santa Catarina, algumas conhecidas como redutos petistas, é a união com partidos do centro.

“Os partidos de cidades menores têm uma dinâmica diferente. Então o PT sai do isolamento e faz uma coligação com vários partidos, com MDB, o PP, por exemplo. Só não estamos fechando com o PL”, afirmou.

Eleições presidenciais e de governo do Estado impulsionaram PT a aumentar candidaturas de prefeitos em SC

Segundo Silveira, até o prazo final de formalização de candidaturas, 15 de agosto, o PT deve lançar, em média 175 candidatos à prefeito em Santa Catarina.

Segundo eles, a crença que de que esse ano o Partido Trabalhista pode eleger mais prefeitos no Estado, inclusive nas cidades catarinenses maiores, vem dos resultados das eleições presidenciais em 2022.

Na época, Jorginho Mello (PL) se elegeu como governador do Estado com 54,11% votos. Já Décio Lima (PT), que tinha sido o candidato mais votado no primeiro turno das eleições, recebeu 45,89% dos votos válidos.

“É um momento muito feliz do PT. A ida ao segundo turno [no Governo do Estado] proporcionou para a gente um tamanho gigante. É no mínimo 30% que diz não ao projeto bolsonarista. Então acho que cabe a gente disputar um pouquinho mais”, afirmou o presidente do PT-SC.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.