
Já estava mais do que na hora de voltar a agitar as ruas do Centro de Florianópolis com a presença sempre marcante do ERRO Grupo. Desde 2021, a companhia que surgiu na Ilha de Santa Catarina e notabilizou-se como uma das mais ativas do teatro de rua no Brasil, divide-se entre suas frentes na cidade e em Barcelona (ESP).
A boa nova é que a trupe anuncia a sua presença em Floripa para uma exibição única da performance “Desodisseia (Despejo + Odisseia”, dia 23 de agosto, na Esquina das ruas Victor Meilrelles e Saldanha Marinho, no Centro Leste. A apresentação será às 17h30min e acontecerá em parceria com o Instituto Meyer Filho, ao ar livre e gratuita.

Registro da performance “Desodisseia (Despejo+Odisseia)”, do ERRO Grupo, que no dia 23 de agosto será apresentada nas ruas do Centro de Florianópolis – Foto: Divulgação
No dia 30, o ERRO estará em Curitiba, onde apresentará a performance no Projeto Cidade Cabaré da Selváticas Ações Artísticas na Bienal Internacional de Cabaré.
“Desodisseia (Despejo+Odisseia)” é a representação de um despejo através de um poema épico de Núria Martínez-Vernis e Oriol Sauleda, adaptado por Luana Reiter e Pedro Bennaton, do ERRO Grupo, com a colaboração do diretor catalão Roger Benart. Obra comissionada pelo Centro de Artes Santa Mònica, com o apoio do Ajuntament de Barcelona, do Institut Ramon Llull, do Instituto Meyer Filho e da Selvática Ações Artísticas.
Será muito, mas muito bom mesmo rever o ERRO Grupo em ação nas ruas do Centro de Floripa, essas que nunca mais foram as mesmas desde a ausência da intrépida e provocativa companhia. O ERRO é parte da alma artística e política da cultura urbana da cidade indiscutivelmente.
Que o dia 23/08 não tarde a chegar! Para mais informações, acompanhe pelo Instagram do ERRO e no site.
Sobre a performance Desodisseia (Despejo+Odisseia)
“Desodisseia (Despejo+Odisseia) é a representação de um despejo através de um poema épico. O continente europeu deve a sua riqueza aos despejos, expropriações e aniquilamento durante o período de colonização.
O sistema capitalista é um mecanismo que funciona precisamente graças ao despejo de populações que são exterminadas ou forçadas a migrar. Desodisseia é a representação deste sistema. Para representá-lo, o público é convidado a encarnar e evocar o potencial dramatúrgico da quietude da leitura ativista e mostrar em seus corpos os vestígios de um drama contínuo: o do despejo, que é uma performance que todos aprendemos há muito tempo.
Desodisseia reproduz um despejo, um protesto contra os despejos, uma performance das mais executadas em nossa história. Policiais, ativistas, comitiva judicial, advogado, mídia, vizinhos e pessoas despejadas – Penélope e Telêmaco – são encarnados pelo público. O texto, um poema épico, foi escrito por Núria Martínez Vernis e Oriol Sauleda especialmente para esta obra, uma colaboração entre ERRO Grupo e Roger Bernat.”
Programe-se: “Desodisseia (Despejo+Odisseia)” – ERRO Grupo
Florianópolis
Quando: Dia 23/08, 17h30min
Local: Esquina das ruas Victor Meirelles e Saldanha Marinho, Centro-Leste.
Entrada: gratuita e aberta ao público.
Curitiba (PR)
Quando: Dia 30/08, às 17h30min
Local: Apresentação pelo Projeto Cidade Cabaré da Selvática Ações Artísticas na Bienal Internacional de Cabaré de Curitiba
Entrada: gratuita e aberto ao público

Erro Grupo é reconhecido por seu trabalho com intervenções artísticas – Foto: Rádio Plural/ND
Sobre o ERRO Grupo
O ERRO Grupo, fundado em 2001 em Florianópolis, SC-Brasil, tem o objetivo de vivenciar a arte como uma intervenção no cotidiano das pessoas e em seus conceitos áreas interdisciplinares e linguísticas. Atualmente, o grupo está dividido entre integrantes residentes na Capital de Santa Catarina e outros em Barcelona.
O ERRO usa espaços públicos como campos de ação e as relações entre as pessoas que andam nas ruas, e busca outras formas de vida e de inserção na cidade. Com 23 anos dedicados ao teatro e à performance de rua, o grupo investiga a união das linguagens artísticas, a atuação na rua e a diluição da arte no cotidiano.
Ao longo de sua trajetória, o ERRO criou uma série de obras de arte, obtendo prêmios e participando de festivais em mais de 70 cidades do Brasil e outras do mundo, como Cidade do México, Austin, Nova York, Buenos Aires, Bogotá, Santiago, Montreal, Lisboa, Barcelona, Madrid, Granada, Málaga, Timisoara, Sfantu Gheorghe, Sibiu, Bucareste, Paris e Aurillac. Em 2014, publicou os livros “Poética do ERRO: registros” e “Poética do ERRO: dramaturgias”, em 2016, o livro “PERSISTÊNCIA”, e em 2019 “Jogo da Guerra – dialética de uma intervenção urbana: antagonismos, ironias e fracassos”. Desde 2021, o grupo trabalhou em diversos projetos em Barcelona.