
Walter Orthmann, catarinense detentor do recorde mundial do Guinness World Records pela mais longa carreira na mesma empresa, morreu na última sexta-feira (02), aos 102 anos, deixando um legado para o município de Brusque, Vale do Itajaí, Santa Catarina.
O recordista, conhecido como o funcionário mais antigo do mundo, é lembrado pelos colegas de trabalho como um sábio amigo e conselheiro que, além de desempenhar suas funções no setor comercial da RenauxView, compartilhava suas experiências de vida.

Walter Orthmann morre aos 102 e deixa legado para colegas de trabalho e município de Brusque – Foto: Renaux View/Reprodução
“Durante seu extenso período conosco, ele colaborou com todos os diretores que passaram pela organização, estabelecendo negócios e amizades em praticamente todos os estados do Brasil e desempenhando um papel vital na construção da nossa trajetória.”, diz a nota divulgada pela empresa.
Quem foi o catarinense Walter Orthmann
Orthmann iniciou sua carreira na empresa RenauxView aos 15 anos de idade, no dia 17 de janeiro de 1938, como assistente de empacotamento, e completou 86 anos de contribuição em janeiro deste ano.
Devido ao raciocínio rápido, ele logo conquistou a confiança da chefia e foi promovido a office-boy, encarregado de levar e buscar, de bicicleta, as correspondências no correio. Uma vez ao mês, Walter também coletava o salário de todos os funcionários no banco.

Walter Orthmann foi o funcionário mais antigo do mundo – Foto: Guto Kuerten/Agência AL/ND
Anos depois, no departamento comercial, área em que atuou até o início de 2024, ele se destacou por sua facilidade com vendas, e já começou a trabalhar em grandes centros como Rio de Janeiro e São Paulo.
O funcionário tinha a convicção de que “a rotina nos mantém vivos e úteis” e inspirou muitos colegas, que são admiradores de sua perseverança e compromisso.
Funcionário mais antigo do mundo
Walter conquistou o título de funcionário mais antigo do mundo pela primeira vez em 2018, quando quebrou o recorde que pertencia a um americano.
Segundo Roberto Sander, gerente na RenauxView, o vendedor foi símbolo do impacto positivo que uma carreira dedicada e longa pode ter. Ele conta que Orthmann atuou com paixão durante todos estes anos.

Walter iniciou o trabalho aos 15 anos, em 1938 – Foto: Arquivo pessoal
Homenagem no aniversário de 102 anos
Por causa de todo o carinho que o funcionário conquistou na empresa, os colegas de trabalho prepararam uma surpresa em seu último aniversário, levando um bolo até a casa do idoso, em abril deste ano.
Quando Walter celebrou o seu centenário, em 2022, foi realizada uma grande festa de aniversário nas dependências da empresa. A celebração reuniu centenas de convidados.

Recordista e centanário Walter Orthmann celebrou o aniversário ao lado da família – Foto: Elias Gotaski/NDTV