
Alguma vez você já acordou no meio da noite e não conseguiu se mexer? Essa é uma condição que tem nome e afeta muitas pessoas ao redor do mundo: paralisia do sono.

Paralisia do sono pode durar vários minutos e causar transtornos – Foto: Unsplash/Reprodução/ND
A paralisia do sono, a qual é o ato de acordar à noite e não conseguir se mexer, ocorre durante a transição entre o sono e a vigília, deixando a pessoa temporariamente incapaz de se mover, abrir os olhos ou falar.
Em alguns casos, o fenômeno pode durar alguns segundos, já em outros, vários minutos. Apesar de não fazer mal para a saúde diretamente, a falta de controle do corpo frequentemente causa tensão e pavor, afetando a qualidade do sono e consequentemente a saúde mental.
Segundo o especialista em clínica médica do Hospital Israelita Albert Einstein, Luiz Antônio Vasconcelos, é possível sentir asfixia e uma sensação de pressão no peito durante um episódio de paralisia do sono, assim como ter alucinações.
O que causa a paralisia do sono?
O fenômeno pode ocorrer tanto ao adormecer (paralisia do sono hipnagógica ou pré-dormital) quanto ao despertar (paralisia do sono hipnopômpica ou pós-dormital).
Pesquisas indicam que em quatro em cada dez pessoas podem apresentar episódios de paralisia do sono pelo menos uma vez na vida. É mais comum que o problema surja na adolescência, mas pode ocorrer em qualquer idade e afetar mais de um membro da mesma família.

Acordar à noite e não conseguir se mexer é mais comum entre pessoas jovens, mas pode ocorrer em qualquer idade – Foto: Reprodução/ND
De acordo com Vasconcelos, a paralisia pode estar relacionada ao histórico familiar, vários fatores estão associados à paralisia do sono, tais como:
- Fumar, beber ou comer em excesso antes de dormir;
- Dormir de barriga para cima;
- Insônia;
- Alterações no sono;
- Condições mentais como transtorno de ansiedade generalizada e transtorno do pânico;
- Estresse pós-traumático;
- Narcolepsia, um distúrbio crônico no qual a pessoa sente uma necessidade incontrolável de dormir, causada por uma falha na capacidade do cérebro de regular o sono.
Como parar de acordar à noite e não conseguir se mexer?
O especialista recomenda estabelecer uma rotina de sono adequada, estabelecendo horários regulares para dormir e acordar. Criar hábitos saudáveis e evitar o consumo de cigarros também pode ser benéfico.
Se o problema se tornar recorrente e começar a afetar desempenho escolar ou profissional, é recomendado procurar ajuda, como um psiquiatra, neurologista ou psicólogo.
Nesses casos, o médico pode prescrever medicamentos para regular os ciclos do sono e tratar outros distúrbios associados à paralisia do sono.