Em SC, Lula pede 1 minuto de silêncio para vítimas de acidente aéreo

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) esteve em Itajaí nesta sexta-feira (9). O Chefe do Executivo veio para Cerimônia de Lançamento da primeira das quatro fragatas previstas no Programa Fragatas Classe Tamandaré (PFCT), na thyssenkrupp Estaleiro Brasil Sul.

Lula iniciou sua fala pedindo um minuto de silêncio em respeito às vítimas do acidente aéreo ocorrido em Vinhedo, no interior do Estado de São Paulo. Durante o discurso, o presidente destacou a importância da soberania nacional e a participação da Marinha do Brasil para a sua garantia.

Lula durante discurso em Itajaí – Foto: Reprodução

“O Brasil está no caminho certo para fortalecer sua soberania, pois foi graças a uma empresa estatal, a um patrimônio construído por todos nós, que conseguimos tirar esse projeto do papel. Em um trabalho conjunto com a Marinha do Brasil, a Emgepron orgulhou a todos ao conduzir o projeto que integrou tantas tecnologias nesta fragata. Foi ela que reuniu aqui em Itajaí gente de todo o mundo, como o único objetivo de tornar o Brasil ainda mais forte”, declarou Lula.

O evento também contou com a presença de outras autoridades como o comandante da Marinha, Marcos Sampaio Olsen; ministro da Defesa, José Múcio Monteiro; presidente da Embraer, Francisco Gomes Neto; e o presidente do Sebrae, Décio Lima. Além disso, operários que trabalharam na construção do navio integraram as cerca de 1.600 pessoas estiveram presentes.

“Finalmente tenho a oportunidade de vir ao Estaleiro Brasil Sul, em Itajaí, para conhecer de perto o programa, um desejo que acalento desde o dia que assumi o Ministério da Defesa. Por diferentes razões de trabalho, essa é a primeira vinda ocorre, juntamente a um dia de grande júbilo, no qual o externo-me uma satisfação por poder estar acompanhando esse significativo marco que é a cerimônia de lançamento da Fragata Tamandaré, o primeiro de quatro navios que serão fundamentais para a modernização do nosso poder naval”, disse o ministro Monteiro.

Marinha da fragata, Vera Brennand batiza navio – Foto: Reprodução

A Fragata “Tamandaré” (F200) foi batizada por Vera Brennand, esposa do ministro da Defesa, durante o evento. Na cerimônia, a madrinha da embarcação estourou uma champanhe na fragata, representando desejo de boa sorte aos que embarcarem ao navio.

A embarcação teve seu primeiro corte de chapa em 2022, e a expectativa é de que o navio seja incorporado à Marinha do Brasil em 2025.

Projeto é conduzido pela Marinha desde 2017

A Marinha do Brasil vem conduzindo este programa desde 2017, visando promover a renovação da Esquadra com quatro navios modernos, de alta complexidade tecnológica, construídos no país, com previsão de entrega para o período entre 2025-2029.

Conforme o divulgado pelo órgão de defesa, além do navio lançado nesta semana, outra fragata da Classe, que será batizado de “Jerônimo de Albuquerque”, teve iniciado o corte das chapas de aço que comporão seu casco em janeiro de 2024.

Imagens da Fragata Tamandaré, navio que será batizado nesta sexta-feira (9) – Foto: Divulgação/Marinha do Brasil

Ainda segundo a Marinha, o programa é gerenciado pela Empresa Gerencial de Projetos Navais (Emgepron) e executado pela Sociedade de Propósito Específico Águas Azuis, composta pelas empresas Thyssenkrupp Marine Systems, Embraer Defesa & Segurança e Atech.

As projeções do programa apontam a mobilização de 2 mil profissionais envolvidos diretamente nas obras, com um reflexo de cerca de 6 mil postos de trabalho indiretos e um arraste de cerca de 15 mil empregos induzidos, quando acrescentadas as atividades que gravitam no entorno tais como hotéis, restaurantes, transporte etc., totalizando 23 mil empregos gerados.

Fragata será utilizada pela Marinha a partir de 2025 – Foto: Grazielle Guimarães

Primeira visita de Lula à SC neste mandato

Esta é a primeira visita de Lula a Santa Catarina desde que assumiu a Presidência da República, em 2023. Além de Itajaí, o presidente passou pela capital e participou da cerimônia de inauguração do Contorno Viário da Grande Florianópolis.

Cerca de 1.600 estão presentes na cerimônia – Foto: Grazielle Guimarães/ ND

“O nosso país, com 8,5 milhões de km², com 16.800 km de fronteira seca, com mais de 5,5 milhões de km de água para que a gente tome conta, com as riquezas minerais que nós temos, com a nossa água doce, com a fauna e com as coisas importantes que representa, a gente não pode ficar desprovido de ter Forças Armadas bem estruturadas, com muita inteligência e preparadas para uma tentativa de nos atacar. Tem um ditado que os militares conhecem bem: ‘Se você quer paz, esteja preparado para guerra’. Eu quero que esta fragata represente que nós queremos muita paz, porque a guerra não nos interessa”, comentou Lula.

Outras fotos do evento

Lançamento da Fragata Tamandaré em Itajaí, com a presença do presidente Lula - Grazielle Guimarães

1
3

Lançamento da Fragata Tamandaré em Itajaí, com a presença do presidente Lula – Grazielle Guimarães

Lançamento da Fragata Tamandaré em Itajaí, com a presença do presidente Lula - Grazielle Guimarães

2
3

Lançamento da Fragata Tamandaré em Itajaí, com a presença do presidente Lula – Grazielle Guimarães

Lançamento da Fragata Tamandaré em Itajaí, com a presença do presidente Lula - Grazielle Guimarães

3
3

Lançamento da Fragata Tamandaré em Itajaí, com a presença do presidente Lula – Grazielle Guimarães

 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.