Neve em SC? Pontos mais altos da Serra catarinense podem presenciar o fenômeno

A noite desta sexta-feira (9) vai registrar temperaturas abaixo de 10 °C na maioria do Estado e menos de 5 °C nas regiões serranas. Com as baixas temperaturas, o meteorologista Piter Scheuer alerta para uma pequena possibilidade de neve na Serra catarinense.

Nevem em SC pode ocorrer na noite desta sexta-feira (9)

Pontos mais altos da Serra catarinense podem registrar neve entre a noite de sexta-feira (9) e a madrugada de sábado (10) – Foto: Mycchel Legnaghi/São Joaquim Online

Mesmo com as chances não sendo muito altas, o meteorologista afirma que há possibilidade de, entre a noite desta sexta-feira (9) e o sábado (10), nevar na região serrana, por ser uma área de maior altitude em Santa Catarina.

Flocos de neve podem ser vistos na região Serrana nesta sexta-feira (9)

Possibilidade de neve na Serra catarinense está prevista para esta sexta-feira (9) – Foto: Reprodução/Climaterra

Será que vai ter neve em SC entre sexta e sábado?

Conforme a MetSul, as condições para a ocorrência de neve não dependem apenas do frio na superfície. Para ocorrer o fenômeno, as temperaturas precisam estar muito baixas em camadas mais altas da atmosfera.

O meteorologista Piter Scheuer explica que, embora a atmosfera esteja fria o suficiente para a formação de neve, a precipitação necessária pode ser fraca. Segundo ele, a chance de neve é remota, mas não pode ser completamente descartada.

Serra Catarinense tem possibilidade de neve na noite desta sexta

A chance de neve em SC nesta sexta (9) é remota, mas não pode ser completamente descartada – Foto: Mycchel Legnaghi/@saojoaquimonline/ND

“A princípio não teve ainda, mas se tiver, será bem isolado no topo da Serra catarinense entre essa noite e a próxima madrugada. Mas a condição é bem pequena. A possibilidade é entre 2% a 3%. Então, é remota a chance”, explica Scheuer.

A expectativa é que, se ocorrer, o fenômeno seja isolado e concentrado nas áreas acima de 1.000 metros de altitude no Planalto Sul Catarinense.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.