Dia Mundial do Leão: conheça os reis da selva que moram em Pomerode

Neste dia 10 de agosto, é celebrado o Dia Mundial do Leão. A celebração para os reis das selvas tem o objetivo de proteger os animais admirados, além de preservar o habitat. Então, que tal aprender um pouco mais sobre eles e também conhecer alguns dos animais que vivem no Vale do Itajaí?

Leões deitados no Zoo Pomerode

Conheça um pouco mais sobre esse animais no Dia Mundial do Leão – Foto: Zoo Pomerode/Reprodução/ND

Dia Mundial do Leão: curiosidades

Antes de conhecer os leões do Zoo Pomerode, que tal conhecer um pouco mais sobre os reis da selva?

Conhecidos por suas grandes jubas, rugido marcante e característico, os leões são animais carnívoros. Em sua maioria, esses animais podem ser encontrados nos países da África Subsaariana, nas savanas dos continentes africanos e asiáticos. Eles habitam todas as áreas abertas da região, especialmente nas planícies de vegetação esparsa.

De acordo com o National Geographic, os leões são os felinos mais sociais, vivendo em alcateia com em média de quatro a seis adultos, embora eles geralmente se dividam em grupos menores quando caçam.

Leões do Zoo Pomerode

No Bioparque Zoo Pomerode, três leões machos vivem no lugar. Integrantes do Programa de Manejo Cooperativo para sua Conservação, eles nasceram no Jardim Zoológico de Lisboa, em Portugal, em 2014.

3 de leões vivem no Bioparque Zoo Pomerode - Zoo Pomerode/Reprodução/ND

1
3

3 de leões vivem no Bioparque Zoo Pomerode – Zoo Pomerode/Reprodução/ND

Os felinos nasceram no Jardim Zoológico de Lisboa, em Portugal, no ano de 2014 - Zoo Pomerode/Reprodução/ND

2
3

Os felinos nasceram no Jardim Zoológico de Lisboa, em Portugal, no ano de 2014 – Zoo Pomerode/Reprodução/ND

Eles são irmãos de uma mesma ninhada - Zoo Pomerode/Reprodução/ND

3
3

Eles são irmãos de uma mesma ninhada – Zoo Pomerode/Reprodução/ND

Segundo o Bioparque de Pomerode, a instituição participa com mais 18 instituições deste Programa que visa gerenciar uma população de 74 indivíduos por todo o mundo, incluindo sua capacidade reprodutiva, o grau de parentesco entre os indivíduos, a diversidade genética e a transferência de indivíduos.

Desta forma, é possível preservar a existência da espécie, de forma saudável, em ambiente fora do ambiente natural.

Enriquecimento ambiental para os leões

É frequente a aparição de leões com caixas e outros objetos. Estes objetos integram as ações de enriquecimento ambiental, ou seja, são atividades desenvolvidas para exercitar os instintos dos animais.

Em uma das atividades de estímulo, o Bioparque ofertou comida dentro de caixas com feno e outros elementos da natureza. Para que assim, eles possam procurar o próprio alimento, como fariam caso estivessem em área nativa. Confira o momento abaixo:


Leões em atividades para enriquecimento ambiental – Vídeo: Zoo Pomerode/Reprodução/ND

Reis ameaçados

Apesar da denominação de “rei das selvas”, a espécie está ameaçada. Classificado como vulnerável pela IUCN (União Internacional para Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais), os leões sofrem com ameaças constantes, como a caça e a perda do seu habitat.

Considerados o 2º maior felino (os tigres são considerados os maiores), na Ásia, por exemplo, menos de 350 animais podem ser encontrados em uma pequena área protegida. Na África, foi registrada uma diminuição populacional de cerca de 40% nos últimos 20 anos.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.