Com 28% abaixo do esperado, SC termina na 10ª posição no ranking da Educação do Ideb

Santa Catarina está entre os 24 estados que não atingiram a meta do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), principal indicador de qualidade da educação básica brasileira, no ensino médio em 2023. Ficando 28% abaixo do esperado, o estado atingiu a nota de 3,8, enquanto o esperado era, no mínimo, 5,3. Diante desse cenário, a rede de ensino catarinense passa a ocupar a 10ª posição no ranking elaborado pelo MEC (Ministério da Educação).

Aluno escrevendo em um caderno com uma lapiseira sobre mesa branca

Santa Catarina está entre os 24 estados que não atingiram a meta do Ideb, principal indicador de qualidade da educação básica brasileira – Foto: Divulgação/ND

As metas do MEC foram criadas em 2005 para o período de 2007 a 2021. Entretanto, em decorrência da pandemia, o objetivo estabelecido para 2021 acabou sendo postergado. Somente Goiás, Pernambuco e Piauí conseguiram atingir os valores estipulados.

Os números levam em conta a pontuação de escolas públicas e privadas do estado. Em Santa Catarina, a melhor pontuação foi de estudantes de anos iniciais do ensino fundamental (6,4). Esse valor, no entanto, ainda ficou aquém do esperado.

A reportagem do ND Mais entrou em contato com a Secretaria de Estado da Educação para comentar os resultados e aguarda retorno.

Como é calculado o Ideb

O Ideb varia numa escala de 0 a 10. O índice é calculado a cada dois anos e utiliza duas variáveis: as notas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e a quantidade de alunos aprovados.

Ideb é calculado a cada dois anos e utiliza duas variáveis – Foto: Picasa/ND

Adicionar aos favoritos o Link permanente.