SC é o terceiro Estado com mais carros elétricos no Brasil; mas até onde a bateria aguenta?

Os carros elétricos estão cada vez mais ganhando espaço no mercado brasileiro, sendo veículos práticos e eficientes no dia a dia. E Santa Catarina se destaca como o terceiro Estado com mais carros elétricos no Brasil. No entanto, quando o assunto é fazer longas viagens nas estradas, a eficácia dos eletrificados surge com mais força. Até onde a bateria aguenta?

Carros elétricos são uma opção cada vez mais popular em Santa Catarina – Foto: Flávio Tin/ND

Santa Catarina é um dos estados brasileiros em que o mercado de carros elétricos mais cresce nos últimos anos. Mas até onde os motoristas catarinenses conseguem viajar pelo Brasil utilizando seus veículos eletrificados?

Vídeo de carro elétrico na estrada gerou debate

Um vídeo postado no Instagram, em que uma mulher viaja de São Paulo a Joinville usando um carro 100% elétrico, gerou debate nas redes sociais nas últimas semanas.

A distância entre as duas cidades é de 515 km. No trajeto, ela precisou parar uma vez para recarregar a bateria do carro, que é do modelo Volvo C40 P6.

Veja o vídeo abaixo:

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Carros Elétricos (@voudeeletrico)

Até onde dá para viajar de carro elétrico saindo de SC?

Segundo Ricardo Rüther, professor de Engenharia Mecânica e coordenador do Grupo Fotovoltaica da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), a distância que um carro elétrico consegue percorrer na estrada depende, principalmente, de dois fatores: da autonomia do veículo e da quantidade de eletropostos no trajeto.

A autonomia de um carro se refere ao quanto ele pode andar antes de precisar reabastecer.

Nos carros elétricos, a autonomia depende do modelo. Atualmente, a média varia entre 100 a 500 km com uma única recarga. O único modelo disponível no Brasil que ultrapassa os 500 km de autonomia, segundo balanço de 2023 do INMETRO, é o BMW iX xDrive 50 Sport, que chega a 528 km.

O modelo do vídeo, Volvo C40 P6, tem autonomia de 385 km, segundo o Inmetro.

BMW iX xDrive50 é atualmente o carro elétrico com maior autonomia no Brasil – Foto: BMWReprodução/ND

Sobre eletropostos, a ABVE (Associação Brasileira de Veículos Elétricos) aponta que o Brasil vai encerrar 2024 com cerca de 6,8 mil estações. Em 2023, o ano encerrou com 4,3 mil. A maioria é localizada nas regiões Sul e Sudeste.

No Brasil, é possível ver onde há eletropostos através de um mapa da PlugShare, um serviço estadunidense que fornece informações sobre a localização e detalhes de corredores elétricos ao redor do mundo.

Considerando a relação entre autonomia e disponibilidade de eletropostos, é possível viajar o território catarinense em um carro elétrico sem grandes problemas.

Pelo mapa da PlugShare, é possível verificar a possibilidade de sair do Estado e dirigir até Rio Grande/RS, em direção ao sul. Se a viagem for para o norte, é possível ir até Cuiabá/MT, Brasília/DF, Montes Claros/MG e Porto Seguro/BA. Passando desses pontos, é preciso averiguar com mais detalhes a possibilidade da viagem.

Carro elétrico ou carro a combustão?

Segundo Rüther, a autonomia dos carros elétricos ainda é menor que a dos carros a combustão.

“Isso é algo que vai mudar com o desenvolvimento tecnológico das baterias. Em 2013, a maioria dos carros elétricos tinha uma autonomia de menos de 200 km. Já em 2023, passavam de 400 km, e isso sem mudar o tamanho do carro. O desenvolvimento tecnológico foi tal em dez anos, que a autonomia dobrou. E este desenvolvimento ainda não saturou, está aumentando a todo tempo”, analisa o engenheiro.

Rüther também diz que, em algumas situações, os carros elétricos são mais eficientes do que os carros a combustão.

“Quanto mais rápido você dirigir, menor será a autonomia do veículo elétrico. Por isso eles são tão eficientes em trânsito pesado, com congestionamentos, pois a velocidade média é baixa e, portanto, a autonomia aumenta consideravelmente”, explica Rüther.

Mas em viagens longas, em que é preciso acelerar mais vezes e, assim, gastar mais energia, será preciso fazer algumas paradas no caminho.

“Cargas rápidas nas estradas são a solução. O motorista vai precisar de algumas paradas, mas elas são compatíveis com as que, numa viagem, uma pessoa faria de qualquer maneira por outros motivos, como ir ao banheiro, se alimentar, esticar as pernas, entre outros”, analisa o engenheiro.

Tipos de carros elétricos

No Brasil, há três tipos de carros com eletrificação que são mais populares: híbridos, híbridos plug-in e 100% elétricos.

As diferenças entre eles são as fontes de energia, ou seja, de onde vem a eletricidade que alimenta a bateria.

Tipos de veículos elétricos e suas fontes de energia - Reprodução

1
3

Tipos de veículos elétricos e suas fontes de energia – Reprodução

Tipos de veículos elétricos e suas fontes de energia - Reprodução

2
3

Tipos de veículos elétricos e suas fontes de energia – Reprodução

Tipos de veículos elétricos e suas fontes de energia - Reprodução

3
3

Tipos de veículos elétricos e suas fontes de energia – Reprodução

SC é o terceiro Estado com mais carros elétricos no Brasil

Segundo dados de junho deste ano da Senatran (Secretaria Nacional do Trânsito), compilados pela NeoCharge, o Brasil possui uma frota de 302.579 carros elétricos. Em 2020, esse número era de 31.892, o que representa um aumento de 848,76% em quatro anos.

Se considerar Santa Catarina, a frota em junho deste ano equivale a 20.082 carros elétricos, que é 6,6% do total no país. Há quatro anos, a frota era de 2.067 veículos no Estado, o que representa um aumento de 871,55%, próxima da média nacional.

Santa Catarina aparece como o terceiro colocado no ranking de estados com maior frota no país. Os cinco primeiros, segundo o levantamento, são:

  1. São Paulo: 99.200 veículos (32,78% do total no país)
  2. Rio de Janeiro: 21.390 veículos (7,07% do total no país)
  3. Santa Catarina: 20.082 veículos (6,64% do total no país)
  4. Distrito Federal: 19.198 veículos (6,34% do total no país)
  5. Minas Gerais: 19.121 veículos (6,32% do total no país)

As cinco cidades catarinenses com a maior frota são:

  1. Florianópolis: 3.508 veículos (17,49% do total em SC)
  2. Balneário Camboriú: 2.091 veículos (10,41% do total em SC)
  3. Joinville: 1.547 veículos (7,7% do total em SC)
  4. Blumenau: 1.402 veículos (6,98% do total em SC)
  5. Itajaí: 1.204 veículos (5,99% do total em SC)
Adicionar aos favoritos o Link permanente.