Aranha-violinista: conheça o animal que matou jovem e tem veneno necrosante

Um jovem de 23 anos morreu, neste mês de agosto, na Itália, devido à picada de uma aranha-violinista e acendeu um alerta sobre o perigo da espécie para as pessoas. Este é o segundo caso neste verão na Itália.

Aranha-violinista tem esse nome por conta de uma mancha no formato de um violino que os machos adultos possuem

Aranha-violinista picou jovem – Foto: PeteMuller/GettyImages

Inicialmente, o jovem acreditava ter sido picado por um mosquito, mas a ferida causada pela picada cresceu de tamanho, causando outros sintomas como dor intensa, abscessos e, posteriormente, necrose na perna.

Segundo a ANSA (Agência de Notícias Italiana), ele morreu de choque séptico e falência múltipla de órgãos.

Conheça a aranha-violinista

Alguns casos de picada desta espécie, a mordida pode ser indolor e por isso, pode passar despercebida, mas segundo o Institutos Nacionais de Saúde, dentro de horas ou dias, costuma surgir uma dor intensa, vermelhão e uma lesão necrótica no local da picada.

O veneno da aranha violinista é necrosante e pode causar lesões graves na pele, que podem evoluir para úlceras ou até a morte, segundo o National Geographic Brasil.

Aranha tem veneno necrosante

Conheça o animal que tem um veneno necrosante – Foto: PeteMuller/GettyImages

O grupo dessa aranha, o gênero Loxosceles, costuma ter um tamanho pequeno, podendo chegar a ter 4 a 5 centímetros.

Após a mordida, a Academia Americana de Dermatologia recomenda lavar a área com água e sabão, aplicar gelo para reduzir o inchaço e procurar atendimento médico imediato.

O tratamento pode incluir medicamentos para a dor, antibióticos e, em alguns casos, cirurgias para remoção de tecido morto, diz a fonte dermatológica.

Por que a aranha-violinista tem esse nome?

A aranha ganhou esse nome devido a uma mancha que os animais adultos possuem nas costas e que lembra o formato do violino, segundo o Centro de Controle e Prevenção de Doenças.

Existem várias espécies de aranhas Loxosceles. No mundo todo, foram catalogadas 134 de aranhas do gênero, afirma o Butantan, enquanto no Brasil são oficialmente reconhecidas 18 espécies, diz o Instituto Butantan, onde é conhecida como aranha-marrom.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.