Morte de médica em academia, aos 26 anos, choca e acende alerta para doenças no inverno

A morte de Luciana Xavier Oliveira, de 26 anos, em uma academia de Belo Horizonte, em Minas Gerais, acendeu um alerta em especialistas sobre os riscos de doenças cardiovasculares no período do inverno. Morte de médica ocorreu após um quadro de mal-súbito.

Morte de médica em BH choca e acende alerta sobre doenças no inverno

Luciana Xavier Oliveira, de 26 anos, foi socorrida, mas morreu após sofrer mal súbito – Foto: Redes Sociais/Reprodução/ND

Morte de médica em academia gera debate entre especialistas

Luciana passou mal na terça-feira (13), enquanto corria na esteira em uma academia localizada na região Leste de Belo Horizonte. A vítima chegou a ser socorrida, mas não resistiu.

“As doenças cardiovasculares aumentam de maneira geral nessa época. Tromboembolismo pulmonar, AVC e a campeã das doenças, o infarto”, explica o médico Tiago César em entrevista ao programa Balanço Geral MG da Record TV.

O especialista orienta ainda sobre a importância da proteção de pessoas idosas ou com doenças crônicas e cardiovasculares.

“Foi uma fatalidade, isso não é comum. O mais comum é acontecer em pessoas mais idosas e com sofrimento cardiovascular. As ocorrências de mal-súbito por conta do frio podem aumentar em cerca de 30% nessa época”, completa o médico.

Por que as doenças cardiovasculares aumentam no inverno?

Segundo o Ministério da Saúde, quando há grande queda da temperatura, o corpo humano passa por uma termorregulação, um mecanismo para regular a temperatura corporal para mantê-la em equilíbrio. A vasoconstrição, que faz parte desse processo, provoca a contração dos vasos sanguíneos e, consequentemente, o aumento da pressão sanguínea, evitando a perda excessiva de calor.

Com a queda brusca da temperatura ambiente, a vasoconstrição nos vasos do coração pode resultar em infarto, angina (dor no peito) e até mesmo na morte súbita.

Por isso, no inverno, é importante estar bem agasalhado, manter a prática regular de atividade física e hábitos alimentares saudáveis, evitar o tabagismo e reduzir o consumo de álcool. Estas orientações valem principalmente para aquelas pessoas que já possuem fatores de risco para doenças cardiovasculares, como hipertensão arterial e diabetes.

Morte de médica na academia foi após ela ter mal súbito

Segundo o relato de testemunhas à polícia, Luciana Xavier Oliveira estava correndo na esteira da academia quando passou mal e caiu do aparelho.

Na queda, a médica bateu a cabeça e uma parte da boca, e chegou a perder a consciência. Uma aluna da academia fez as manobras de primeiros socorros ainda no local e a médica foi levada para atendimento no hospital, mas não resistiu e morreu.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.